Disciplina Curricular

Interação com Computadores ICompu

Licenciatura Bolonha em Matemática - 4_LMat 2022/23

Contextos

Grupo: 4_LMat 2022/23 > 1º Ciclo > Licenciatura em Matemática ou Minor > Minor em Informática > 553_Minor em Informática

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Esta unidade curricular visa fornecer aos alunos conhecimentos essenciais sobre os princípios e regras para o design e desenvolvimento de interfaces utilizador usáveis, com objetivos organizados em três categorias: Saber, Saber Fazer e Competências Transversais. Saber: Compreender a importância da interface num sistema interativo, a influência dos utilizadores e suas necessidades, os métodos de recolha de dados e fatores humanos, os princípios de usabilidade, técnicas de prototipagem e avaliação de interfaces, e como enquadrar o design de interfaces em projetos de sistemas de informação. Saber Fazer: Desenvolver design iterativo centrado no utilizador, aplicar princípios de usabilidade, identificar requisitos, criar e avaliar protótipos, e tratar dados de avaliação usando estatística. Competências Transversais: Desenvolver competências de trabalho em equipa e melhorar a expressão escrita e oral.

Programa

Introdução: O que é a interação pessoa máquina, usabilidade e os seus diferentes aspetos; Design Centrado no Utilizador: Ciclo iterativo, Levantamento de Requisitos e Análise de Utilizadores e Tarefas; Personas; Cenários de utilização e de Tarefas; Recolha de Dados: Técnicas de recolha de dados (questionários, entrevistas observação, etc.); Fatores Humanos: Perceção e Representação; Atenção e Memória; Princípios de Design e Usabilidade: Metáforas, Princípios de design de Norman; Heurísticas de Nielsen; Design Gráfico: Princípios de desenho de ecrãs; Utilização da cor; Tipografia; Escrita de mensagens; Tecnologias: Estilos de Interação; Prototipagem: Definição de protótipos; Tipos e características de protótipos; Criação de protótipos de papel; Avaliação: Avaliação Heurística; Avaliação com Utilizadores; Dados de Utilização; Tratamento estatístico dos dados; Usabilidade para a Web;

Métodos de ensino e avaliação

A avaliação desta unidade curricular contempla uma dimensão de cariz teórico, através de um exame final, e outra de cariz prático, através do desenvolvimento de um projeto ao longo do semestre. Estas duas componentes permitem aos alunos a consolidação das matérias lecionadas. NOTA: Para realizarem esta disciplina com sucesso, os alunos devem ter bons conhecimentos de programação, em particular de tecnologias Web (HTML, CSS, JavaScript).

Disciplinas Execução

2024/2025 - 1 Semestre

2023/2024 - 1 Semestre

2022/2023 - 1 Semestre