Disciplina Curricular
Física Experimental I FExp-I
Licenciatura Bolonha em Matemática - 4_LMat 2022/23
Contextos
Grupo: 4_LMat 2022/23 > 1º Ciclo > Licenciatura em Matemática ou Minor > Minor em Física > 565_Minor em Física
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
1. Desenvolvimento de competências no estudo experimental de fenómenos físicos, nomeadamente na utilização de instrumentos científicos, aquisição e análise de dados e discussão crítica de resultados. 2. Realização de experiências para consolidação de conceitos físicos previamente adquiridos nas áreas da Mecânica e Electromagnetismo. Em cada trabalho experimental a enfâse é colocada na compreensão qualitativa do fenómeno físico e na sua descrição através de um modelo suportado pelos resultados quantitativos obtidos. 3. Desenvolvimento de competências para apresentação escrita e oral de resultados científicos.
Programa
Uma componente de análise e tratamento de dados é desenvolvida inicialmente (laboratório I) e aplicada nas aulas seguintes. I. Análise e tratamento de dados Trabalho onde se realizam três experiências simples para avaliar o processo de medida e as incertezas que afectam os resultados. Durante o trabalho utiliza-se a craveira e o micrómetro (“Palmer”), discute-se a incerteza do instrumento de medida e a incerteza estatística. Avalia-se a propagação da incerteza através dos cálculos. II. Pêndulo gravítico Ênfase no conceito de movimento periódico e suas características, aceleração gravítica, aceleração normal e tangencial e discussão da aproximação de pequenos ângulos. III. Energia cinética de translação e rotação Estudo do movimento de rolamento versus arrastamento. Discute-se a conservação da energia mecânica e o trabalho da força de atrito. Avalia-se a energia cinética de um corpo rígido separando translação e rotação. IV. Estudo da dinâmica de rotação Com um movimento acelerado discute-se a dinâmica de rotação definindo o momento angular e o momento de inércia que pode ser variado na experiência. Avaliam-se os atritos existentes e a sua influência no movimento. V. Oscilador mecânico Usando o disco de Pohl estuda-se o movimento harmónico simples livre e amortecido. VI. Oscilador mecânico forçado Usando o disco de Pohl estuda-se o movimento harmónico forçado e o efeito de ressonância. VII. Linhas equipotenciais de um campo elétrico 2D Determinam-se as equipotenciais e linhas de campo utilizando como meio condutor água; Calcula–se o campo eléctrico a partir do mapa traçado para diferentes configurações. VIII. Circuitos eléctricos dc Verificação experimental da lei de Ohm e associações de resistências Estudo do circuito RC para tempos de carga elevados. Curvas da tensão e da corrente.
Métodos de ensino e avaliação
(a) contínua : realização dos trabalhos práticos + resolução das questões prévias + relatório escrito de um trabalho + exposição oral de um trabalho diferente do a que respeita o relatório, com peso de 62%, (b) periódica : realização de teste na data de exame, com peso de 33%, (c) contínua : participação nas aulas de preparação e discussão dos trabalhos, com peso de 5% . Para aprovação na disciplina a média das duas componentes (a) e (b) deve ser igual ou superior a 10/20, com a nota do teste não inferior a 8/20 e a nota da avaliação contínua não inferior a 10/20. A nota final é obtida pela média das componentes (a) e (b) pesada pelas percentagens correspondentes, adicionada de 1 valor para uma participação nas aulas de preparação igual ou superior a 75% ou de 0.5 valor se essa participação for inferior a 75% e igual ou superior a 50%. Atendendo à natureza desta unidade curricular, não existe exame final nas épocas normal e de recurso