Disciplina Curricular
Laboratório de Matemática LM
Licenciatura Bolonha em Matemática - 3_Plano 2015/16 a 2021/22
Contextos
Grupo: 3_Plano 2015/16 a 2021/22 > 1º Ciclo > - > Optativas > 1º Ano > 450_Formação Cultural Social e Ética - FCSE
Período:
Peso
3.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Esta disciplina tem como objectivos apoiar e complementar a aprendizagem de conteúdos e competências matemáticas, através da utilização de ferramentas computacionais, ajudando à melhor compreensão dos conceitos fundamentais e à abordagem de problemas de Álgebra Linear, de Geometria Analítica, de Análise Matemática e de Teoria Elementar dos Números. A aquisição de competências para utilização de ferramentas computacionais como Geogebra, WolframAlpha, LaTeX ou Python, entre outras, traduzir-se-á numa mais valia ao nível do desenvolvimento da intuição matemática, da interpretação geométrica e da capacidade de comunicação matemática.
Programa
Em cada aula será realizada uma ficha de trabalho, que aborda temas de matemática que fazem parte dos conteúdos das disciplinas estruturantes, como Álgebra Linear e Geometria Analítica, Análise Matemática ou Elementos de Matemática. Exemplos de tópicos a abordar: Derivadas, integrais, Operações com Matrizes. Cada ficha de trabalho propõe uma série de actividades a realizar no computador, com software específico - por exemplo, Geogebra, WolframAlpha, ou Python. No final de cada aula, os alunos têm de realizar um pequeno relatório do trabalho realizado. A feitura deste relatório serve para desenvolver a capacidade de comunicação e criar alguma familiaridade com as ferramentas de escrita matemática, designadamente LaTeX. Será fornecido aos alunos um template para facilitar a escrita dos relatórios.
Métodos de ensino e avaliação
Após uma breve exposição do tema a tratar em cada aula, os alunos trabalham autonomamente no computador, com o apoio do professor. A avaliação é contínua. A nota final resulta da apreciação dos relatórios e da participação nas aulas. Para obter aprovação é necessária a presença e a apresentação dos relatórios de pelo menos 70% das aulas realizadas.