Disciplina Curricular
Tópicos de Matemática e Arte TMA
Licenciatura Bolonha em Matemática - 3_Plano 2015/16 a 2021/22
Contextos
Grupo: 3_Plano 2015/16 a 2021/22 > 1º Ciclo > - > Optativas > 2º Ano > 450_Formação Cultural Social e Ética - FCSE
Período:
Grupo: 3_Plano 2015/16 a 2021/22 > 1º Ciclo > Tronco Comum OU Minor > Minor em História e Filosofia das Ciências > Optativas > 3º Ano > 557_Minor em História e Filosofia das Ciências
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Obter um conhecimento panorâmico sobre as interações possíveis entre a matemática e várias formas de arte — artes plásticas, música, arquitetura, literatura, etc.
Programa
- O número de ouro, propriedades matemáticas e história. - Artes plásticas: Conceitos geométricos de composição, arte com elementos matemáticos explícitos. Arte com base matemática: técnicas matemáticas na análise de obras de arte. Análies de caráter mais especulativo. - Arquitetura: conceitos numéricos e proporções, entre a antiguidade clássica e o modernismo. Curvas e superfícies matemáticas, poliedros. Modelação paramétrica. - Artes tradicionais: Padrões: Azulejos e coberturas do plano. Etnomatemática. Origami. - Perspetiva e geometria projetiva. - Música: A escala pitagórica, outras escalas, temperamentos. Simetrias na música. Composições com base matemática, como o serialismo. - Literatura: Elementos matemáticos em algumas obras e na estrutura narrativa. O grupo Oulipo. - Banda desenhada: Elementos matemáticos em algumas obras e na estrutura narrativa. - Cinema: referências matemáticas no enredo e na estrutura de filmes. Cinema de animação (em particular: Os Simpsons).
Métodos de ensino e avaliação
O ensino será através de aulas expositivas e de discussão. A avaliação será através de um teste escrito, e um trabalho escrito, com eventual apresentação oral.