Disciplina Curricular
Curso de Competências Sociais e Desenvolvimento Pessoal CCSDP
Licenciatura Bolonha em Matemática - 4_LMat 2022/23
Contextos
Grupo: 4_LMat 2022/23 > 1º Ciclo > Matemática - Tronco Comum > Opcionais 2º Ano > 451_Competências Transversais sem Subárea (FCSE/CEGO/HFCT)
Período:
Peso
3.0 (para cálculo da média)
Objectivos
É expectável que os alunos desenvolvam aspectos do "saber ser" (componente interpessoal/humana) que complementem o "saber fazer" proporcionado pela sua formação académica de base, através de: 1- Promover o desenvolvimento de uma noção clara dos objectivos pessoais de vida e adequar as acções aos objectivos identificados. 2- Desenvolver processos de tomada de decisão de forma autónoma e satisfatória. 3- Identificar e gerir recursos e potencialidades pessoais para melhor responder a situações de vida e desafios/contingências situacionais. 4- Saber utilizar eficazmente as competências de comunicação assertiva. 5- Saber adequar comportamentos a diferentes situações profissionais, pessoais e/ou relacionais em que estejam envolvidos. 6- Desenvolver competências que potenciem sucesso na inserção no mercado de trabalho. 7- Promover o desenvolvimento de maior auto-confiança perante as situações, em função da identificação de recursos pessoais e promoção de uma auto-afirmação positiva.
Programa
1- A importância das competências transversais e do desenvolvimento pessoal. 2- Operacionalização de objectivos de vida significativos. 3- Processos de resolução de problemas e de tomada de decisão. 4- Desenvolvimento de competências de comunicação assertiva. 5- Desenvolvimento de competências de trabalho em equipa e gestão de conflitos. 6- Desenvolvimento de competências de gestão do tempo. 7- Desenvolvimento de competências de gestão de stress e regulação emocional. 8- Marketing pessoal, motivação e potenciação de recursos pessoais. 9- Exposição social e apresentação oral de trabalhos. 10- Desenvolvimento de competências de procura de primeiro emprego.
Métodos de ensino e avaliação
Os critérios de avaliação são baseados numa participação activa nas actividades intra-aula e na realização dos trabalhos propostos ao longo do semestre (50% da classificação final) e numa avaliação escrita no final do semestre (50% da classificação final). Dado que a avaliação é contínua e o modelo de ensino é de workshop, com uma forte componente experiencial, para obter aprovação, todos os trabalhos têm que ser realizados e os alunos têm que estar presentes em cerca de 85% das aulas.