Disciplina Curricular
Modelos Biomatemáticos MBioma
Licenciatura Bolonha em Matemática - 4_LMat 2022/23
Contextos
Grupo: 4_LMat 2022/23 > 1º Ciclo > Licenciatura em Matemática ou Minor > Licenciatura em Matemática > Opcionais 3º Ano > 108_Opção B (CMAT/CEI)
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Esta disciplina ilustra como as técnicas matemáticas podem ser instrumentos úteis para investigar alguns problemas biológicos, principalmente no âmbito da dinâmica populacional. Depois de introduzir alguma terminologia, formulam-se os problemas, que são sucessivamente abordados usando modelos simples que envolvem sobretudo equações diferenciais ordinárias (escalares e no plano) e equações às diferenças (escalares e matriciais). Alguns simples modelos com espaço e portanto no âmbito das equações com derivadas espaciais serão abordados. Para além de exercícios com papel e lápis os alunos poderão fazer algumas explorações numéricas dos modelos utilizando o Octave, o excel e outros softwares como o pplane e o dfield.
Programa
Modelos contínuos: dinâmica populacional e introdução à epidemiologia. Introdução à Dinâmica Populacional. Crescimento sem auto-regulação (equação de Malthus) e com auto-regulação (equação logística e o efeito de Allee) - revisões. Equações Diferenciais Ordinárias (EDOs) escalares. A recta das fases. Bifurcações. Factores determinísticos exógenos: modelos periódicos. Modelos estocásticos: processos lineares de nascimento e morte. Modelo de Fisher. Modelos epidemiológicos. Modelo SIR com e sem introdução de vacina. Número básico de reprodução. Sistemas planos de EDOS e plano de fases (revisões). Modelos discretos: demografia e introdução à genética matemática. Modelos matriciais: dinâmica de uma população com estrutura etária, a matriz de Leslie. Potências de uma matriz e distribuição etária estável. Genética Populacional. Introdução a Genética. A lei de Hardy-Weinberg. Efeitos evolutivos da mutação. Deriva genética.
Métodos de ensino e avaliação
Exame final escrito ou avaliação contínua (mini-testes e testes)