Disciplina Curricular
Métodos Matemáticos nas Ciências MMCie
Licenciatura Bolonha em Matemática - 4_LMat 2022/23
Contextos
Grupo: 4_LMat 2022/23 > 1º Ciclo > Licenciatura em Matemática ou Minor > Minor em Informática > 109_Opção C (CMAT)
Período:
Grupo: 4_LMat 2022/23 > 1º Ciclo > Licenciatura em Matemática ou Minor > Minor em História e Filosofia das Ciências > 109_Opção C (CMAT)
Período:
Grupo: 4_LMat 2022/23 > 1º Ciclo > Licenciatura em Matemática ou Minor > Minor em Física > 109_Opção C (CMAT)
Período:
Grupo: 4_LMat 2022/23 > 1º Ciclo > Licenciatura em Matemática ou Minor > Minor em Estatística e Investigação Operacional > 109_Opção C (CMAT)
Período:
Grupo: 4_LMat 2022/23 > 1º Ciclo > Licenciatura em Matemática ou Minor > Minor em Biologia > 109_Opção C (CMAT)
Período:
Grupo: 4_LMat 2022/23 > 1º Ciclo > Licenciatura em Matemática ou Minor > Licenciatura em Matemática > Opcionais 3º Ano > 109_Opção C (CMAT)
Período:
Grupo: 4_LMat 2022/23 > 1º Ciclo > Licenciatura em Matemática ou Minor > Licenciatura em Matemática > Opcionais 3º Ano > 110_Opção C (CMAT/CEGO/QA)
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Aquisição das competências essenciais (capacidade para descrever, explicar e aplicar os resultados e as ideias principais) nos campos: 1) do cálculo das variações, de modo a obter o conhecimento básico teórico e operacional na resolução de problemas de optimização; 2) da teoria de valores próprios para as equações diferenciais lineares, com uma introdução aos espaços de Hilbert, e na teoria de Sturm-Liouville; 3) das equações com derivadas parciais clássicas da Física-Matemática (equação da corda vibrante, equação do calor, equação de Laplace), com manipulação das técnicas básicas, com série de Fourier, e a transformada de Fourier.
Programa
1. Introdução ao Cálculo das Variações e elementos de Análise Convexa. 2. Introdução aos espaços de Hilbert. Teoria de valores próprios para equações lineares. Problemas de Sturm-Liouville. 3. Equações com Derivadas Parciais da Física-Matemática (revisão e complementos). Transformada de Fourier.
Métodos de ensino e avaliação
A avaliação realiza-se exclusivamente através de avaliação escrita (exame final escrito) ou conjugando avaliação escrita, neste caso com um peso de 70% na nota final, com avaliação contínua, facultativa, que consiste na entrega periódica de trabalhos, com o peso de 30% na nota final.