Disciplina Curricular
História das Ideias em Biologia HIB
Licenciatura Bolonha em Matemática - 3_Plano 2015/16 a 2021/22
Contextos
Grupo: 3_Plano 2015/16 a 2021/22 > 1º Ciclo > - > Optativas > 2º Ano > 450_Formação Cultural Social e Ética - FCSE
Período:
Peso
3.0 (para cálculo da média)
Objectivos
A UC de História das Ideias em Biologia visa dar a conhecer aos alunos a forma como surgiu e se desenvolveu o conhecimento científico na área da Biologia (tomada no sentido mais lato), com referência aos mais importantes avanços, aos mais relevantes intervenientes e às principais contribuições de cada um, tudo isso devidamente enquadrado no contexto em que se inseriu. Acima de tudo, pretende-se com esta UC fornecer aos alunos um referencial histórico-filosófico que lhes permita enquadrar os conteúdos das restantes unidades curriculares do seu curso de Biologia.
Programa
Os conteúdos da UC de História das Ideias em Biologia, seguindo uma perspectiva histórica, encontram-se repartidos por sete unidades que, entre uma unidade introdutória e uma outra conclusiva, correspondem à caracterização de cada um dos períodos em que é habitualmente dividida a História do Ocidente, em termos dos mais importantes aspectos relacionados com a origem e com o desenvolvimento das ideias e do conhecimento científico em Biologia (s. l.); com os mais importantes avanços conceptuais e técnicos nessa área; com os acontecimentos históricos que, em cada época, condicionaram ou favoreceram o desenvolvimento das ideias em biologia; e com as personagens mais relevantes e as respectivas contribuições.
Métodos de ensino e avaliação
Aulas teóricas: Método Expositivo, com participação dos alunos e esclarecimento das suas dúvidas, procurando-se que os conteúdos sejam apresentados de forma dinâmica para que os alunos se sintam motivados para os temas abordados e para a participação nas aulas. Trabalho autónomo: estudo e revisão dos conteúdos das aulas, bem como complementos a esses conteúdos, prescritos pelo docente. Avaliação: Exame final escrito. Notas: - O docente pode convocar qualquer aluno para uma prova oral a fim de aferir a sua classificação.