Disciplina Curricular
História da Matemática HM
Licenciatura Bolonha em Matemática - 3_Plano 2015/16 a 2021/22
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
O objectivo essencial desta cadeira está na revisitação e abordagem de tópicos essenciais da Matemática e da sua evolução numa perspetiva histórica, permitindo a iniciação dos alunos a estudos de história da matemática. Pretende-se que seja feita a sua sensibilização não só à evolução histórica das ideias e teorias matemáticas, mas também à sua contextualização crítica, com o objetivo de consolidar a sua cultura e conhecimentos matemáticos.
Programa
Parte 1: A Matemática Grega — de Tales a Arquimedes As Escolas da Jónia e de Pitágoras: os problemas clássicos da matemática grega. Eudóxio, a teoria das proporções e o método da exaustão. Euclides e “Os Elementos”. Arquimedes e o “Método”. Parte 2: O Cálculo Infinitesimal — de Arquimedes à Matemática Moderna O renascimento europeu a geometria analítica: Fermat e Descartes. A revolução do Cálculo Infinitesimal: Leibniz e Newton. O desenvolvimento e a expansão do Cálculo no século XVIII: de Euler a Lagrange. A questão dos fundamentos da Análise: de J.A. da Cunha, Cauchy e Weierstrass ao século XX. Parte 3: Aspetos da Matemática em Portugal — de Pedro Nunes a José Sebastião e Silva Da teoria matemática da navegação à Reforma da Universidade de 1772. Anastácio da Cunha e as Escolas Militares. O século XIX: Daniel da Silva e Gomes Teixeira. A modernidade no século XX: Aniceto Monteiro e Sebastião e Silva
Métodos de ensino e avaliação
Aulas teóricas e aulas teórico-práticas. Uma avaliação escrita sobre a 1ª parte da matéria; e dois trabalhos sobre um tema de cada uma das 2ª e 3ª partes, com apresentação oral. Para obter aprovação na cadeira não pode ter nenhuma das três avaliações abaixo de 7 valores, sendo a nota final a sua média. Se for considerado necessário, uma avaliação escrita final global pode ser completada por uma avaliação oral.