Disciplina Curricular

Curso de Competências Sociais e Desenvolvimento Pessoal CCSDP

Licenciatura Bolonha em Matemática - 3_Plano 2015/16 a 2021/22

Contextos

Grupo: 3_Plano 2015/16 a 2021/22 > 1º Ciclo > - > Optativas > 2º Ano > 450_Formação Cultural Social e Ética - FCSE

Período:

Peso

3.0 (para cálculo da média)

Objectivos

É expectável que os alunos desenvolvam aspectos do "saber ser" (componente interpessoal/humana) que complementem o "saber fazer" proporcionado pela sua formação académica de base, através de: 1- Promover o desenvolvimento de uma noção clara dos objectivos pessoais de vida e adequar as acções aos objectivos identificados. 2- Desenvolver processos de tomada de decisão de forma autónoma e satisfatória. 3- Identificar e gerir recursos e potencialidades pessoais para melhor responder a situações de vida e desafios/contingências situacionais. 4- Saber utilizar eficazmente as competências de comunicação assertiva. 5- Saber adequar comportamentos a diferentes situações profissionais, pessoais e/ou relacionais em que estejam envolvidos. 6- Desenvolver competências que potenciem sucesso na inserção no mercado de trabalho. 7- Promover o desenvolvimento de maior auto-confiança perante as situações, em função da identificação de recursos pessoais e promoção de uma auto-afirmação positiva.

Programa

1- A importância das competências transversais e do desenvolvimento pessoal. 2- Esclarecimento de objectivos de vida. 3- Processos de resolução de problemas e de tomada de decisão. 4- Desenvolvimento de competências de comunicação assertiva. 5- Desenvolvimento de competências de trabalho em equipa e gestão de conflitos. 6- Desenvolvimento de competências de gestão do tempo. 7- Desenvolvimento de competências de gestão de stress e regulação emocional. 8- Marketing pessoal, motivação e potenciação de recursos pessoais. 9- Exposição social e apresentação oral de trabalhos. 10- Desenvolvimento de competências de procura de primeiro emprego.

Métodos de ensino e avaliação

Cada aula funciona como uma workshop, com uma forte componente experiencial, em que as temáticas curriculares são abordadas de um modo teórico prático. Com a passagem para ensino não presencial, o segundo semestre do ano lectivo 2020/21 terá algumas adaptações, nomeadamente na diminuição de dinâmicas de grupo, que passaram a ser compensadas por maior trabalho de exploração pessoal. Existe um nível de introdução teórico, que situa os alunos na temática, trabalhos práticos que promovam a exploração de cada aluno face ao ponto em que se encontra face ao tema e a discussão de abordagens que promovam o desenvolvimento de cada tópico em análise. Os critérios de avaliação são baseados numa participação activa nas actividades intra-aula e na realização dos trabalhos propostos ao longo do semestre (50% da classificação final) e numa avaliação escrita no final do semestre (50% da classificação final). Dado que a avaliação é contínua e o modelo de ensino é de workshop, com uma forte componente experiencial, para obter aprovação, todos os trabalhos têm que ser realizados e os alunos têm que estar presentes em cerca de 85% das aulas. Resumo dos critérios de avaliação: 1. A presença nas aulas é obrigatória, podendo-se dar apenas 3 faltas. 2. Manutenção e envio da aplicação "Diário de Bordo". 3. Resposta a um anuncio com envio de CV e Carta de Apresentação. 4. Apresentação oral de um trabalho como tarefa de autoscopia. 5. Realização de uma ficha resumo de reflexão em cada aula. 6. Avaliação escrita.

Disciplinas Execução

2022/2023 - 1 Semestre

2021/2022 - 1 Semestre

2020/2021 - 1º semestre

2019/2020 - 1 Semestre

2018/2019 - 1 Semestre

2017/2018 - 1 Semestre

2016/2017 - 1 Semestre