2017/2018

Objetivos

A Licenciatura em Matemática Aplicada tem como objetivo oferecer formação nas áreas da Matemática com maior aplicação e nível de empregabilidade no nosso país, sem descurar a apreensão de conhecimentos sólidos na sua vertente básica e fundamental. Assim, o principal objetivo é que os licenciados por este ciclo de estudos sejam capazes de utilizar a Matemática na resolução de problemas concretos, tanto em ambiente empresarial como no desenvolvimento de tecnologia de ponta e no apoio à investigação, principalmente de natureza interdisciplinar. Pretende-se ainda que os alunos sejam capazes de utilizar e desenvolver ferramentas Informáticas para a resolução de problemas de Matemática Aplicada e que adquiram alguns conhecimentos em outras áreas científicas que são campos preferenciais de aplicação da Matemática, tais como Física, Economia, Gestão ou outras.

A Licenciatura em Matemática Aplicada visa ainda oferecer uma base suficientemente alargada e profunda de conhecimentos que permita o prosseguimento de estudos de 2.º Ciclo num leque bastante variado de áreas de especialização.

Competências: Desenvolvimento de modelos matemáticos e de métodos de base computacional em planeamento, gestão ou investigação. Capacidade de raciocínio e pensamento abstrato, para a estruturação de problemas e formulação de soluções. Cálculo científico. Apoio à decisão com base em técnicas estatísticas e de otimização/investigação operacional.

Ramos:

. Aplicações Fundamentais;
. Estatística e Investigação Operacional.

Saídas Profissionais

Empresas do sector da banca, seguros, consultoria, informática, engenharia, transporte, distribuição, telecomunicações | Instituições públicas na área da saúde, educação, ciência e tecnologia, planeamento urbano e regional.

Propinas

Consultar valores aqui.

Coordenadores

Maria Isabel Neves Basto Simão
misimao@fc.ul.pt