Disciplina Curricular
Consultoria em Estatística/Projeto CEProj
Licenciatura Bolonha em Matemática Aplicada - 3_Plano 2015/16 a 2021/22
Contextos
Grupo: 3_Plano 2015/16 a 2021/22 > 1º Ciclo > Ramos > Ramo de Estatística e Investigação Operacional > Optativas > 3º Ano > 499_Lic. em Matemática Aplicada - Ramo EIO (3º Ano) > 2º Semestre
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Com esta unidade curricular pretende-se que os alunos adquiram as seguintes competências: 1. Aplicação e seleção de metodologias estatísticas adequadas à natureza dos dados e aos objetivos do problema. 2. Pesquisa de bibliografia para a resolução de problemas concretos. 3. Adquirir experiência na aplicação de software estatístico. 4. Capacidade de escrita e apresentação oral de resultados científicos. 5. Capacidade de trabalhar em grupo. 6. Desenvolvimento de raciocínio estatístico, promovendo uma atitude científica e reconhecendo o papel da Estatística.
Programa
Os conteúdos programáticos não estão previamente fixados. Em cada ano letivo são fornecidos aos alunos, organizados em grupo, projetos de natureza diversa em que aplicam metodologias estatísticas aprendidas ao longo do curso ou outras que consigam aprender no decorrer da unidade curricular.
Métodos de ensino e avaliação
Os projetos a desenvolver são apresentados nas aulas e, posteriormente, discutidos pelos alunos. Esta discussão deverá levar os alunos à formulação do problema em termos estatísticos e à metodologia a ser usada na resolução de cada projeto. Durante as aulas, os alunos desenvolvem os projetos sob orientação dos docentes. Algumas aulas são reservadas para os alunos apresentarem oralmente o seu trabalho. Se for necessário, as apresentações são feitas noutro horário. A avaliação é contínua, não havendo exames finais. São fornecidos 3 a 4 projetos que são resolvidos em grupo (2 a 4 alunos por grupo). Cada grupo tem de apresentar um relatório escrito para cada projeto e fazer a sua apresentação oral. Assim, a avaliação inclui: - uma componente periódica, baseada nos relatórios escritos e nas apresentações orais. - uma componente contínua relativa ao desempenho do aluno ao longo do semestre em termos da sua participação, da sua assiduidade e da sua atitude durante a realização do trabalho.