Disciplina Curricular
Princípios de Economia e Gestão II PEG-II
Mestrado Bolonha em Matemática Aplicada à Economia e Gestão - 2_MMAEG 2018/19
Contextos
Grupo: 2_MMAEG 2018/19 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Opcionais > 1º Ano > 796_Grupo de Economia e Gestão - MAEG > 2º Semestre
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Sensibilizar os alunos para os conceitos básicos da gestão empresarial e sua articulação, com incidência nas áreas funcionais mais relevantes das organizações. Compreender os processos holísticos de tomada de decisão.
Programa
Introdução 1. Estruturas organizacionais 1.1 Princiípios da arquitectura organizacional 1.2 Tipos de estruturas organizacionais Gestão de marketing 2.1 Marketing mix 2.2 Planeamento de marketing Gestão de aprovisionamentos 3.1 Compras 3.2 Gestão de stocks Gestão de recursos humanos 4.1 Recrutamento e selecção 4.2 Sistema de recompensas 5. Sustentabilidade económica e financeira 5.1 Sistemas de informação contabiliística 5.2 Análise económica e financeira Gestão Estratégica 6.1 Formulação da estratégia empresarial 6.2 Implementação da estratégia empresarial Processos de tomada de decisão Ética e responsabilidade social na gestão
Métodos de ensino e avaliação
Nas aulas recorre-se primordialmente ao método expositivo para introduzir os principais conceitos. De seguida, apela-se à participação dos alunos, como forma privilegiada de discussão e compreensão das relações dos conceitos entre si. Serão analisadas situações da vida quotidiana das organizações, com base em informação pública, como forma de ilustrar a implementação de alguns conceitos teóricos e como ponto de partida para a sua aplicação prática na realização de trabalhos de grupo. Regime de Avaliação Existem dois regimes de avaliação: Contínua e Exame Final A avaliação contínua consiste em: a) Teste escrito e individual (T1), com a ponderação de 50 %; b) Trabalho de grupo (T2), com a ponderação de 50 %. Nota Final: 0,5 * T1 + 0,5 * T2 A Avaliação por Exame Final consiste numa Prova escrita individual, num único momento de avaliação, com a ponderação de 100 %.