Disciplina Curricular
Programação Prog
Mestrado Bolonha em Matemática Financeira - 0_Plano Actual
Contextos
Grupo: 0_Plano Actual > 2º Ciclo > Parte Escolar > -
Período:
Peso
3.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Desenvolver a capacidade de resolver problemas envolvendo programação com classes. Elevar a capacidade de abstracção e de integração de diferentes ferramentas computacionais.
Programa
A palavra chave desta disciplina é ABSTRACÇÃO.Nesta disciplina, abordaremos a Programação com Classes, usando como ferramenta a linguagem C++.Aprenderemos o que é uma classe, como criar e usar classes, com ênfase na perspectiva de um programador-utilizador: muitas vezes, em vez de criarmos código de raiz, faz sentido aproveitar classes criadas por terceiros - tantas vezes, disponibilizadas gratuitamente na internet.
Métodos de ensino e avaliação
A metodologia utilizada é a de "programação ao vivo": à medida que os vários conceitos e exemplos vão sendo introduzidos, são criadas classes e programas de teste, compilados e executados ao vivo em directo.Todas as aulas são consideradas "teorico-práticas", mas os alunos não têm oportunidade de programar nas aulas. É por isso essencial que executem, fora das aulas, todos os exercícios de programação que lhes serão propostos.Exame final, com consulta, com uma parte por escrito e uma parte realizada presencialmente, no computador.