Plano de Estudos

Métodos Estatísticos em Genética MEGen

Contextos

Groupo: 1_MCD 2018/19 a 2026/27 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Opcionais > 733 - MCD - Grupo 4

Groupo: 1_MCD 2018/19 a 2026/27 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Opcionais > 730 - MCD - Grupo 1

ECTS

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

A disciplina de Métodos Estatísticos em Genética tem por objectivo introduzir os principais modelos probabilísticos subjacentes a diversos tipos de dados em genética, apresentar as metodologias estatísticas específicas a cada caso e proceder às respectivas inferências. No final da leccionação é de esperar que os alunos consigam aplicar os modelos e métodos a situações análogas e ainda que estejam aptos a desenvolver modelos em algumas situações novas de reduzida complexidade. A componente prática da disciplina tem por osoftware R.

Programa

1 - Introdução Biológica: Genoma, fenótipo, genótipo, leis de Mendel, análise de ligação. Distribuições genotípica e fenotípica (cruzamentos controlados). Equilíbrio de Hardy-Weinberg. e de ligação. Estimação das frequências alélicas: método da máxima verosimilhança. 2 - Conceitos Estatísticos de Relevo para a Bioinfomática: Algoritmo EM. Cadeias de Markov, cadeias de Markov escondidas, MCMC e amostragem de Gibbs. Problema dos testes múltiplos: valor-p, FWER, FDR. 3 - Análise de grandes conjuntos de dados: Redução da dimensionalidade dos dados. Métodos de classificação supervisionada e não supervisionada. Metodologias estatísticas para análise de dados de ómicas - teste de permutação, métodos bayesianos, métodos baseados em modelos lineares, métodos não-paramétricos baseados em ordens, métodos baseados em contagens.

Método de Avaliação

O aluno será avaliado mediante a realização de um miniteste (25%) e de um trabalho de grupo (75%): 1 - Teste: realizado após as 3 primeiras aulas sobre a matéria lecionada no tópico 1. Nota mínima de 8.0 valores. 2 - Trabalho de grupo (2 elementos): o trabalho será realizado em R e pretende-se que os alunos explorem alguns packages do Bioconductor, compreendam a metodologia estatística utilizada e apliquem a dados reais. Nota mínima de 10.0 valores.

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 133.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • Handbook of Statistical Genetics, : Balding, D.J., Bishop, M., Cannings, C., Eds. 2007 3rd ed. John Wiley & Sons.
  • Biological Sequence Analysis: Probabilistic Models of Proteins and Nucleic Acids.: Durbin, R., Eddy, S.R., Krogh, A., Mitchison, G. 1998 Cambridge University Press
  • Statistical Methods in Bioinformatics: An Introduction. : Ewens, W.J., Grant, G.R.. 2001 Springer
  • Resampling Methods.: Good, P.I. 2006 3rd edition. Birkhauser.
  • Handbook of Statistical Bioinformatics.: Lu, H.H.-S., Schölkopf, B., Zhao, H., Eds. 2011 Springer
  • The Fundamentals of Modern Statistical Genetics. : Laird, N.M., Lange, C. 2011 Springer.
  • Mathematical and Statistical Methods for Genetic Analysis. : Lange, K. 2002 2nd ed. Springer.
  • Analyzing Microarray Gene Expression Data. : McLachaln, G.J., Do, K.A., Ambroise, C. 2004 John Wiley & Sons.
  • Estatística Bayesiana. : Paulino, D., Amaral Turkman, M.A., Murteira, B. 2003 Fundação Calouste Gulbenkian.
  • Microarray Bioinformatics.: . Stekel, D. 2003 Cambridge University Press.

Secundária

Disciplinas de Execução

2023/2024 - 2 Semestre

2022/2023 - 2 Semestre

2024/2025 - 2 Semestre

2020/2021 - 2º semestre

2019/2020 - 2 Semestre

2025/2026 - 2 Semestre

2018/2019 - 2 Semestre

2026/2027 - 2 Semestre

2021/2022 - 2 Semestre