Disciplina Curricular
Interação Humano-AI IH-AI
Mestrado Bolonha em Ciência de Dados - 2_MCD 2025/26
Contextos
Grupo: 2_MCD 2025/26 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Opcionais 2º Semestre > 2008 - MCD - Grupo 2: Foco em Dados (CEI)
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
A inteligência artificial (IA) está a transformar a sociedade, tornando essencial que engenheiros informáticos e cientistas da computação orientem o seu impacto na experiência humana. Esta unidade curricular explora temas como agência partilhada e iniciativa mista, erro, transparência, ética, confiança e explicabilidade na interação humano-IA, combinando teoria, análise crítica e prática. Os estudantes irão compreender conceitos fundamentais e refletir sobre o impacto da IA, analisando literatura científica atual e debatendo abordagens em áreas como sistemas de diálogo, visão computacional e personalização de interfaces. Aulas teórico-práticas permitirão a aplicação destes conhecimentos, promovendo a conceção e avaliação de sistemas interativos baseados em IA. Além das competências técnicas, a unidade curricular desenvolve pensamento crítico, comunicação científica e autonomia. A combinação de exposição teórica, discussão e prática assegura um percurso equilibrado, preparando os estudantes para criar tecnologias responsáveis e centradas nas pessoas.
Programa
Este curso explora a interação entre humanos e IA, com foco no desenvolvimento de IA responsável e centrada no ser humano. 1. IA e Experiência Humana: Compreensão da agência, iniciativa e colaboração entre humanos e IA. Análise do papel da IA na amplificação das capacidades humanas e na tomada de decisões. 2. Ética, Viés e Transparência: Abordagem da justiça, responsabilidade e viés nos sistemas de IA. Exploração de métodos para garantir transparência e explicabilidade. 3. Confiança e Interpretabilidade: Investigação sobre confiança, erros e adoção da IA. Estudo de técnicas de explicabilidade para melhorar a aceitação dos sistemas inteligentes. 4. IA para Personalização e Acessibilidade: Exploração de interfaces adaptativas, sistemas de recomendação e soluções de acessibilidade impulsionadas por IA. 5. Aplicações em Diferentes Domínios: Abordagem de sistemas de diálogo, interfaces controladas por voz, visão computacional, sumarização de texto e tomada de decisão baseada em dados. Os estudantes irão analisar criticamente estes temas através de leituras, discussões e projetos, desenvolvendo conhecimentos para projetar IA que melhore a experiência humana.
Métodos de ensino e avaliação
Os componentes chave para a avaliação, contínua, dos estudantes são: Questionários regulares: Avaliarão a compreensão dos estudantes sobre os conceitos abordados em todas as unidades de ensino. Apresentações de artigos científicos: Os alunos apresentarão e discutirão artigos, promovendo a análise crítica e a troca de ideias sobre temasde interação humano-IA.. Ensaios individuais: Os alunos desenvolverão ensaios sobre tópicos específicos, permitindo que realizem uma pesquisa independente e aprofundada. Atividades práticas: Consistirão na implementação de protótipos e experimentação com ferramentas e sistemas com IA, aplicando os conceitos aprendidos de forma prática.