Disciplina Curricular
Análise de Dados Multivariados ADMul
Mestrado Bolonha em Ciência de Dados - 2_MCD 2025/26
Contextos
Grupo: 2_MCD 2025/26 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Opcionais 1º Semestre > Opção Grupo 1, 2 ou 3 > 2007 - MCD - Grupo 1: Foco em Matemática e Estatística (CMAT)
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Investigadores das mais variadas áreas da ciência precisam frequentemente de trabalhar com medidas relativas à observação de diversas variáveis, isto é, com dados multivariados. O objetivo da disciplina é apresentar e aplicar métodos de estatística multivariada, de modo a fornecer-lhes os conhecimentos necessários a poderem saber escolher as metodologias apropriadas, entender as suas potencialidades e as suas fraquezas e interpretar correctamente os resultados obtidos.
Programa
1. Introdução: Aplicações de técnicas multivariadas; Representação de dados multivariados; Representações gráficas de dados multivariados. 2. Análise em Componentes Principais (ACP): Conceitos gerais; Construção das componentes principais; Redução de dimensionalidade; Principais propriedades das componentes principais; Interpretação das componentes principais e das correspondentes representações gráficas; ACP no software R e extensões de ACP. 3. Análise Factorial (AF): Conceitos gerais; Estimação dos loadings; Validação do modelo; Redução de dimensionalidade; Interpretação e rotação dos factores; Comparação de ACP com AF. 4. Análise Classificatória (AC): Medidas de semelhanças e dissemelhanças; Métodos hierárquicos; Métodos não hierárquicos; Representações gráficas; técnicas para a escolha óptima de grupos. 5. Análise de Dados Categorizados: Tabelas de Contingência: testes de independência e de homogeneidade; Análise da dependência entre variáveis.
Métodos de ensino e avaliação
No moodle será disponibilizado todo o material de apoio relativo às aulas teóricas e teórico-práticas. Nas aulas teórico-práticas o software utilizado para a resolução de exercícios será o R. A avaliação é realizada de duas formas: Avaliação contínua:Projecto (40%) + Exame (60%) ou Exame final (100%). Note-se: na avaliação contínua o aluno terá de obter classificação igual ou superior a 8 valores e na avaliação por exame final será aprovado com classificação superior ou igual a 9.5 valores.