Disciplina Curricular
Análise de Dados Complexos ADC
Mestrado Bolonha em Ciência de Dados - 2_MCD 2025/26
Contextos
Grupo: 2_MCD 2025/26 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Opcionais 1º Semestre > Opção Grupo 1, 2 ou 3 > 2009 - MCD - Grupo 3: Foco em Algoritmos (CEI)
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Os estudantes deverão adquirir uma compreensão sólida dos conceitos fundamentais da ciência de redes e da análise de dados complexos, incluindo a capacidade de representar, caracterizar e interpretar diferentes tipos de redes e sistemas dinâmicos. Serão capazes de aplicar métodos matemáticos, estatísticos e computacionais para analisar estruturas, identificar padrões e simular processos de propagação e dinâmicas sociais ou biológicas. Desenvolverão competências para formular e testar hipóteses causais através de gráficos probabilísticos e do cálculo-Do, bem como avaliar e validar modelos de previsão em séries temporais. Pretende-se que os estudantes consigam integrar conhecimentos multidisciplinares, comunicar resultados de forma clara e crítica, e aplicar estas ferramentas a problemas reais científicos e tecnológicos.
Programa
Introdução à Ciência de Redes: teoria e algoritmos básicos; o que é uma rede; representações de redes; propriedades de redes complexas; dos dados às redes; fenómenos de pequeno mundo; modelos de redes; redes temporais e multicamada. Dados Complexos e Redes: dinâmicas em redes e sistemas complexos; processos de propagação: ideias, informação, influência, epidemias, rumores; dinâmicas de opinião; redes sociais; neurociência de redes; redes temporais e multicamada; comunidades em redes; visualização de redes. Raciocínio Bayesiano e Causal: princípios básicos de análise e criação de gráficos causais, Cadeias, Forquilhas e Colisores; inferência de estruturas causais; Introdução ao Cálculo-Do; Análise e Visualização de dados de séries temporais: modelos de previsão; técnicas auto-regressivas e baseadas em aprendizagem automática; avaliação e validação de modelos; deteção de anomalias.
Métodos de ensino e avaliação
Os elementos de avaliação são um projecto e uma avaliação escrita por exame.