Disciplina Curricular
Engenharia de Controlo EC
Mestrado Bolonha em Engenharia Biomédica e Biofísica - 1_MEBB 2021/22
Contextos
Grupo: 1_MEBB 2021/22 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Opcionais > 1º ano > 2º semestre > Outras opções > 692_MEBB - Opcionais CEB/ ETFIS/ CEI
Período:
Grupo: 1_MEBB 2021/22 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Opcionais > 2º ano > 692_MEBB - Opcionais CEB/ ETFIS/ CEI
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
A – Os alunos aprendem que os sistemas tecnológicos dispõem de sofisticadas malhas de controlo de forma a satisfazer requisitos de projecto económicos e técnicos. B – Os alunos estudam técnicas de análise e projecto de controladores em termos de arquitectura, desempenho e dos seus efeitos no processo. Estes sistemas são transversais a todas as áreas tecnológicas e o seu conhecimento é uma mais valia para a formação de Engenheiros e Cientistas. C – Os alunos desenvolvem competências de modelação e simulação de sistemas reais com ferramentas apropriadas (Octave, Scilab), de análise e de projecto, quer usando as técnicas do "root locus" e da margem de fase, quer usando as técnicas mais modernas de colocação de pólos, de realimentação de variáveis de estado e de optimização de critérios de desempenho. Há um enfoque no projecto de controladores digitais. D – São também estudados com brevidade, e com cariz algo informativo, o controlo de sistemas não lineares e o controlo adaptativo.
Programa
1. Técnicas Matemáticas em Controlo 2. Sensores e Actuadores em Sistemas de Controlo. Diagramas de Blocos 3. Análise de Sistemas de Controlo 4. Sistemas de Controlo Discretos 5. Métricas de Desempenho no Projecto de Controladores. Implementação Electrónica de Controladores 6. Análise e Projecto de Sistemas de Controlo com o 'Root Locus' 7. Projecto de Controladores na Frequência. Controlo PID 8. Realimentação de Variáveis de Estado e Colocação de Pólos 9. Projecto de Controladores Digitais 10. Introdução ao Controlo Não Linear e ao Controlo Adaptativo.
Métodos de ensino e avaliação
A avaliação final consiste na ponderação das notas de um exame individual escrito, de séries de problemas entregues ao longo do semestre e da classificação do desempenho do aluno nas aulas de laboratório. Um projecto opcional poderá também contribuir para a nota final.