Disciplina Curricular
Energia Eólica EEol
Mestrado Bolonha em Engenharia da Energia e Ambiente - 1_MEEA 2021/22
Contextos
Grupo: 1_MEEA 2021/22 > 2º Ciclo > Parte Escolar
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
A disciplina pretende munir os alunos de conhecimentos gerais de nível avançado sobre energia eólica em geral, abordando metodologias de avaliação do recurso eólico do vento, aerodinâmica do rotor, integração de sistemas eólicos na rede eléctrica e aplicação prática de normas e regulamentos. O conteúdo programático proposto permitirá aos alunos desenvolverem competências em: 1) avaliação do recurso eólico e estimativa de desempenho de turbinas e centrais eólicas; 2) selecção das tipologias tecnológicas mais adequadas as condições de recurso energético e da rede eléctrica de interligação, assegurando a manutenção da qualidade de energia da rede local; 3) projecto de consultoria de sistemas de microgeração eólica e; 4) acções de consultoria técnica na avaliação de impacto ambiental de turbinas e centrais eólicas.
Programa
1. Caracterização do vento enquanto recurso energético. 2. Avaliação do potencial eólico. Metodologias, modelos e indicadores do recurso. 3. Tecnologias de aproveitamento da Energia do Vento. 4. Princípio de funcionamento de uma turbina eólica. Aerodinâmica. Conversão mecano-eléctrica e controlo de potência. Classificação tecnológica de turbinas eólicas. 5. Integração de geração eólica na rede e sistema eléctricos. 6. Impactos ambientais mais relevantes da geração eólica. 7. Normas internacionais do sector eólico. Avaliação do desempenho de turbinas eólicas. 8. Aplicações especiais da tecnologia eólica: offshore e em meio urbano.
Métodos de ensino e avaliação
Os alunos, que são convidados a assumirem uma posição crítica e participativa, que é avaliada. Na componente prática o aluno tem de completar várias tarefas, além da resolução de exercícios práticos de aplicação da componente teórica, a citar, trabalhos (entre 1 e 3) de resolução de exercícios e/ou um trabalho de pesquisa. Nestas aulas são facultados protocolos aos alunos com os procedimentos a seguir para atingirem os objectivos pretendido. No final do curso existe um exame final obrigatório. A nota final é uma ponderação da nota desse exame com a nota de avaliação contínua, obtida nos trabalhos de pesquisa com a seguinte ponderação: Exame Final ( 70%, nota mínima=8); Avaliação contínua [aulas + 1 a 3 trabalhos periódicos: 30%.).