Disciplina Curricular
Métodos de Investigação e Projeto de Dissertação MIPD
Mestrado Bolonha em Engenharia da Energia e Ambiente - 1_MEEA 2021/22
Contextos
Grupo: 1_MEEA 2021/22 > 2º Ciclo > Parte Escolar
Período:
Peso
9.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Os dois objectivos principais da unidade curricular são: 1 Adquirir as ferramentas transversais necessárias para a iniciação de um trabalho de investigação independente. 2 Desenvolver as hipóteses a testar e/ou a questões de investigação a responder da dissertação/projecto. Resultados específicos de aprendizagens pretendidos: -Capacidade para pesquisar e ler com eficiência literatura científica e técnica avançada, disponível em periódicos e livros técnicos; -Capacidade de análise crítica; -Síntese de literatura científica e técnica; -Estruturação de um relatório de dissertação/projecto -Utilização eficiente de ferramentas de processamento de texto. Como citar corretamente; -Capacidade para formular hipóteses e perguntas de investigação que sejam claras, testáveis, relevantes e adequados às habilidades do aluno; -Comece a adquirir uma compreensão e conhecimento mais aprofundado da área estudo selecionada.
Programa
1-Como projetar hipóteses e perguntas de pesquisa eficazes. 2-Introdução às publicações de revisão por pares. O que são, como lê-los, como pesquisar publicações em revistas científicas. O que é a revisão por pares e como se integra se integra ao método científico. 3-Preparação de escrita de dissertação e relatório. Como estruturar. Uso de ferramentas de processamento de texto para redação científica e técnica eficiente. Formatação correta de texto, figuras e bibliografia. Uso da linguagem científica, como construir argumentos usando factos e linguagem de forma consistente. 4-Apresentações e discussões orais. Perceção do público-alvo, design de slides, técnicas de oralidade, capacidade de responder a questões de forma clara e sucinta.
Métodos de ensino e avaliação
A avaliação é realizada em regime contínuo, compondo-se de três elementos obrigatórios, alinhados com T+TP+OT e com o produto central da UC (proposta de dissertação): • Apresentação pública da proposta (40%): avalia clareza das perguntas/hipóteses, enquadramento na literatura e nos objetivos/SDGs quando aplicável, qualidade da organização e comunicação e capacidade de responder a questões. • Relatório escrito da proposta (40%): avalia revisão de literatura, definição do problema/hipóteses, metodologia (incl. ética e registo de dados) e cronograma/viabilidade, bem como a incorporação de feedback recebido na apresentação. • Apreciação do processo pelo(s) supervisor(es) (20%): considera assiduidade, cumprimento de prazos, autonomia, qualidade das interações em OT e progresso entre reuniões. Calendário e submissões. A apresentação ocorre perto do final do semestre; o relatório é entregue até ao fim do 1.º período de exames (datas definidas no plano de avaliação da UC). O feedback é fornecido nas TP/OT ao longo do semestre para orientar iterações. A classificação final resulta da média ponderada: NF = 0,40·Apresentação + 0,40·Relatório + 0,20·Processo. A não entrega de qualquer componente implica reprovação.