Disciplina Curricular
Geoenergia Geoe
Mestrado Bolonha em Engenharia da Energia e Ambiente - 1_MEEA 2021/22
Contextos
Grupo: 1_MEEA 2021/22 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Opcionais > 699_MEEA - Opcionais 1º ano > 2º semestre
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
O desenvolvimento civilizacional recente tem dependido do uso intensivo de energia, sobretudo proveniente de combustíveis fósseis, que são finitos e responsáveis por significativos danos ambientais. Isso torna urgente a transição para novos paradigmas energéticos. As soluções alternativas de produção e armazenamento de energia dependem, direta ou indiretamente, de recursos geológicos, alguns dos quais são considerados críticos devido à escassez, à ausência de substitutos ou à concentração de reservas em poucas regiões. O objetivo não é apenas sensibilizar para a transição energética, mas também fornecer conhecimento abrangente sobre minerais críticos, seus contextos geológicos e as principais técnicas utilizadas no estudo da geologia profunda. Isso inclui metodologias de prospeção, levantamento e caracterização de estruturas que podem conter hidrocarbonetos, fluidos geotérmicos ou ser adequadas ao sequestro de gases com efeito de estufa.
Programa
Recursos geológicos críticos para o processo de Transição Energética; Recursos minerais associados à produção /armazenamento de energia; Noções de petrofísica associadas à movimentação de fluidos em meios porosos em ambiente de subsuperfície; Reservatórios Convencionais e Não Convencionais; Sistemas Petrolíferos: elementos e processos; Métodos de prospecção, dando particular destaque à Prospeção Sísmica (abordagem teórico-prática); Energia Geotérmica: Geotermia de Baixa Entalpia e de Alta Entalpia; Uso de geotermia superficial com bombas de calor; Ocorrências e Aproveitamentos em Portugal. Armazenamento subterrâneo de energia: Gás Natural; Hidrogénio; Ar comprimido. Sequestro de CO2 em estruturas geológicas. Noções básicas de análise económica relacionadas com a componente geológica de projetos de energia.
Métodos de ensino e avaliação
A avaliação será realizada: a) através de trabalhos, relatórios individuais/grupo feitos durante o período letivo, dando corpo a sistemas de avaliação contínua com um peso máximo de 40%. b) no final haverá exames teórico e prático para avaliação da consistência dos conhecimentos adquiridos pelos alunos com um peso mínimo de 60%. As percentagens de cada uma das componentes das avaliações serão ajustadas com os alunos inscritos na disciplina.