Disciplina Curricular

Energia e Comunidades Sustentáveis ECS

Mestrado Bolonha em Engenharia da Energia e Ambiente - 1_MEEA 2021/22

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

A complexidade da transição energética envolve desafios tecnológicos e sociais. Quando questões como alterações na paisagem, transparência e participação da comunidade são negligenciadas, é possível que surjam problemas de aceitação social, criando barreiras legais e políticas à implementação de projetos. Por outro lado, a transição energética oferece múltiplas oportunidades em diversas escalas geográficas, onde os cidadãos podem assumir o papel de utilizadores, consumidores e/ou "prosumidores". O curso irá explorar como as comunidades pode beneficiar de transformações energéticas, com foco em três objetivos: a) compreender os desafios sócio-técnicos da transição energética no contexto de comunidades rurais e urbanas; b) explorar modelos de negócios e de participação que promovam a aceitação social; e c) examinar como as comunidades podem contribuir para a inovação e resiliência no setor energético. O curso visa equipar os estudantes com o conhecimento necessário para liderar projetos de energia socialmente sustentáveis.

Programa

Com uma duração de 14 semanas, o plano de estudos está dividido em quatro seções: 1. Introdução à transição energética e comunidades sustentáveis (semanas 1-3). Estas sessões baseiam-se em estudos sobre transições sustentáveis, justiça energética e democracia energética, sustentadas por casos empíricos. A seção 2 (semanas 4-6) concentra-se na aceitação social, com base na investigação atual, casos empíricos e jogos em aula, para explorar os principais fatores que influenciam a aceitação de tecnologias de energia renovável, considerando ainda como novos modelos de negócios e práticas de participação podem ajudar a abordar esses desafios. A seção 3 (semanas 7-10) explora o papel dos prosumidores e iniciativas comunitárias em sistemas distribuídos (principalmente urbanos), comparando-se os desafios da transição energética em regiões urbanas e rurais. A seção 4 (11-14) foca a inovação em regiões urbanas e rurais, com ênfase em dinâmicas sociais e de mercado.

Métodos de ensino e avaliação

O método de ensino combina aulas, atividades interativas e estudos de caso a fim de envolver os alunos em métodos de aprendizagem teórica e prática. As aulas combinam a apresentação de conhecimentos com atividades interativas, como jogos e discussões em grupo, que estimulam o pensamento crítico. Estudos de caso do mundo real são usados para conectar a teoria com a prática, permitindo que os alunos analisem e proponham soluções para desafios reais (por exemplo, criar um protótipo de uma solução energética para uma comunidade; criar um plano para a participação comunitária numa instalação de energia de grande escala). A disciplina contará com convidados do setor de energia, enriquecendo a experiência de aprendizagem. Ao longo do curso, a combinação de avaliações individuais e em grupo, incluindo reflexões escritas, apresentações e projetos práticos, permitirá aos alunos aplicar seu conhecimento. Esta abordagem mista garante uma experiência de aprendizagem interativa. A avaliação consistirá num projeto individual (a ser apresentada no final da seção 3) e num projeto em grupo (entregue ao final da seção 4). Os alunos poderão escolher entre um conjunto de tópicos para o projeto individual (por exemplo, um plano para participação comunitária numa infraestrutura de grande escala, tal como um grande parque solar; um protótipo para uma solução energética baseada numa comunidade). Na tarefa em grupo, os alunos vão apresentar um estudo sobre três possíveis temas: 1) critérios e boas práticas para transparência e participação comunitária em projetos de energia; 2) impactos ambientais e paisagísticos de projetos energéticos de grande escala e as respostas das comunidades; 3) planos de negócios sustentáveis para comunidades de energia e prosumidores. Os estudantes podem também sugerir um tema alternativo, que será considerado com base nos objetivos do curso.

Disciplinas Execução

2024/2025 - 1 Semestre