Disciplina Curricular

Simulação Computacional de Edifícios SCE

Mestrado Bolonha em Engenharia da Energia e Ambiente - 1_MEEA 2021/22

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

A recente preocupação com a optimização energética de edifícios tem levado à utilização crescente de ferramentas de simulação de transferência de energia. Esta abordagem permite prever temperaturas interiores (ar e superfícies), cargas térmicas, consumos de energia, níveis de iluminação, caudais de ventilação natural, etc. Estas previsões, normalmente efetuadas para um ano típico de clima local, revelam-se muitas vezes fundamentais nas decisões de projeto, particularmente na fase inicial. Esta disciplina tem por objetivo iniciar os alunos à simulação dinâmica promovendo uma atitude crítica e informada. Evita-se o método “caixa preta”, dando ênfase a conceitos, modelos, aproximações e limitações dos modelos de simulação utilizados no software EnergyPlus (simulação térmica anual).

Programa

Simulação térmica de edifícios: - Introdução à simulação informática de comportamento térmico de edifícios. - Interfaces 3D (SketchUp Make 2017) - Funcionamento geral do EnergyPlus v.8.7. - Introdução ao interface de dados do EnergyPlus - Análise e otimização dos sistemas energéticos em EnergyPlus

Métodos de ensino e avaliação

Existem três elementos de avaliação: - conjunto de sete exercícios concisos a desenvolver ao longo do semestre, com entregas regulares em datas pré-definidas (40%); - teste intercalar de avaliação (30%); - um projeto final (30%). Não há lugar a exame final.

Disciplinas Execução

2021/2022 - 1 Semestre