Plano de Estudos
Infraestruturas de Dados Espaciais IDEsp
Contextos
Groupo: 2_MEGE 2023/24 > 2º Ciclo > Parte Escolar
ECTS
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Pretende-se habilitar os alunos com conhecimentos, aptidões e competências relativas à conceção e desenvolvimento de uma infraestrutura de dados espaciais. Pretende-se ainda que os alunos adquiram competências para a criação de modelos conceptuais para sistemas de informação geoespacial e conhecimentos para a implementação desses modelos numa base de dados relacional com extensão espacial com vista à análise, à edição, à visualização e à disseminação de dados de natureza geográfica independentemente da sua escala, dimensão ou formato.
Programa
Principais conceitos das Infraestruturas de Dados Espaciais (IDE), os seus componentes e propósitos. Diversos aspetos das IDE: conjuntos de dados espaciais, o acesso a conjuntos de dados espaciais, tecnologiaIDE, políticaIDE, usoIDE, harmonização e questões jurídicas. Bases de Dados Espaciais e Sistemas de Gestão de Bases de Dados (SGBD). Modelação conceptual para sistemas de informação geoespacial (modelos geométrico e topológico). Bases de dados relacionais com extensão espacial e pesquisa em SQL. Desenvolvimento de aplicações em sistemas não comerciais (QGIS + PostgreSQL com extensão espacial Postgis) para a implementação de estruturas em SGBD que descrevam objetos do tipo espacial e os respetivos atributos de acordo com a diretiva INSPIRE e as normas ISO19101 e ISO19109.
Método de Avaliação
A avaliação da disciplina consiste na realização de um projeto de pesquisa individual/em grupo, sendo que a nota final resulta das notas relativas a uma apresentação oral (40%) e a um manuscrito (60%). É requerida uma nota mínima de 10/20 em ambos as componentes a avaliar.
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 112.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Arctur, D. e Zeiler, M. (2004) Designing Geodatabases Case Studies in GIS Data Modeling, ESRI Press. Damas, L. (2005) Structured Query Language, 6ª Edição, FCA. GSDI (2004) The SDI cookbook, GSDI Association (www.gsdi.org) Masser, I. and Crompvoets, J. (2014) Building European Spatial Data Infrastructures, ESRI Press. ISBN: 9781589483835. Regina O. Obe e Leo S. Hsu (2015) PostGIS in Action, Second Edition, ISBN 9781617291395. Shekhar, S. e Chawla, S. (2003) Spatial Databases: A Tour, Prentice Hall. Yeoung, A. e Brent Hall, G. (2007) Spatial Database Systems Design, Implementation and Project Management, Springer. Williamson, I.P., Rajabifard, A. e Feeney, M.E. (2003) Developing Spatial Data Infrastructures: From Concept to Reality, Taylor and Francis, UK.: