Disciplina Curricular
Serviços de Localização e Geoinformação SLGeo
Mestrado Bolonha em Engenharia Geoespacial - 1_MEGE 2017/18
Contextos
Grupo: 1_MEGE 2017/18 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Obrigatórias
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Aquisição de conhecimentos na área dos serviços baseados na localização e na área da geoinformação. Serão abordadas as temáticas da sociedade da informação e das novas tecnologias da informação e comunicação e da sua ligação com a informação geográfica e a localização. No âmbito da geoinformação serão abordadas as temáticas da modelação de dados geográficos, normalização de informação geográfica e representação e design de informação geográfica para apresentação na web em dispositivos móveis.
Programa
Cap. 1 Modelação de Dados Geográficos. Modelo de dados OMT-G (UML), Diagrama de classes, Diagrama de transformação, Diagrama de apresentação Cap. 2 Aspetos Normativos da Informação Geográfica. A ISO, OGC, Procedimento de Normalização, Road-Map das ISO19100 Cap. 3 A Diretiva Inspire. Cap. 4 A Sociedade da Informação. A Nova Mobilidade, Convergência Tecnológica, A Internet e a Web, As novas tecnologias da Informação e comunicação – Redes wireless, Web Semântica, Telecomunicações Móveis sem fios, Outras redes móveis sem fios (WLAN, Bluetooth), Internet GIS e Wireless GIS Cap. 4 Sistemas de Posicionamento. Serviços Baseados na Localização, Sistemas de Posicionamento Espacial, Posicionamento "Indoor", Tecnologias de posicionamento baseadas em redes de telecomunicações, Técnicas de posicionamento de reduzido alcance, Sistemas Híbridos Cap. 5 Serviços Baseados na Localização. O Contexto nos LBS, Temporalidade dos Dados, Comunicação nos LBS, Mapas nos LBS, O negócio dos LBS
Métodos de ensino e avaliação
Aulas teóricas presenciais com exposição oral da matéria apoiada em meios audio-visuais. Nas aulas práticas são resolvidos exercícios de aplicação sobre os tópicos abordados nas aulas teóricas com recurso a software de processamento de imagem. Avaliação. Exame final (40%), apresentação e discussão de um artigo científico (20%), trabalho prático (40%). O exame final é constituído por uma componente teórica e uma componente prática. A avaliação contínua é constituída por um projecto que os alunos deverão executar ao longo do semestre nas aulas práticas. Será exigido um valor mínimo de 10/20 para aprovação na disciplina.