Disciplina Curricular
Deteção Remota Multiespectral DRM
Mestrado Bolonha em Engenharia Geoespacial - 1_MEGE 2017/18
Contextos
Grupo: 1_MEGE 2017/18 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Obrigatórias
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Na disciplina de Deteção Remota Multiespetral o aluno adquirirá competências no tratamento, análise e extração de informação de imagens óticas adquiridas por satélites de observação da Terra.
Programa
Cap. 1: A Deteção Remota. Cap. 2: Princípios Físicos da Deteção Remota. Cap. 3: Técnicas de classificação supervisada. Classificação paramétrica, não paramétrica e de contexto. Redes Neuronais, Arvores de decisão. Cap. 4: Metodologias de classificação de imagem. Estudos de caso: determinação da área irrigada, cartografia da área ardida. Classificação hierárquica. Cap. 5: Deteção de alterações. Métodos baseados no pixel: álgebra, Transformação, Classificação, Machine learning, Fuzzy change. Métodos baseados em objetos. Cap. 6: Modelos de dados espetrais. Representação de dados híper-espetrais. Modelo mixing estocástico. Cap. 7: Classificação de imagens híper-espetrais. Extração de entidades. Algoritmos de classificação lineares, quadráticos, não lineares. Cap 8. Inteligência geoespacial. Informação de contexto. Deteção de padrões e relacionamentos. Inteligência artificial: redes neuronais e árvores de decisão. Abordagens multisensor.
Métodos de ensino e avaliação
Aulas teóricas presenciais com exposição oral da matéria apoiada em meios audio-visuais. Nas aulas práticas são resolvidos exercícios de aplicação sobre os tópicos abordados nas aulas teóricas com recurso a software de processamento de imagem. Avaliação. Exame final (90%) e avaliação contínua (10%). O exame final é constituído por uma componente teórica e uma componente prática. A avaliação contínua é constituída por um trabalho e participação nas aulas práticas. Um valor mínimo de 10/20 será exigido para aprovação na disciplina.