Disciplina Curricular
Infraestruturas de Dados Espaciais IDEsp
Mestrado Bolonha em Engenharia Geoespacial - 1_MEGE 2017/18
Contextos
Grupo: 1_MEGE 2017/18 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Obrigatórias
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Pretende-se habilitar os alunos com conhecimentos, aptidões e competências relativas à conceção e desenvolvimento de uma infraestrutura de dados espaciais. Pretende-se ainda que os alunos adquiram competências para a criação de modelos conceptuais para sistemas de informação geoespacial e conhecimentos para a implementação desses modelos numa base de dados relacional com extensão espacial com vista à análise, à edição, à visualização e à disseminação de dados de natureza geográfica independentemente da sua escala, dimensão ou formato.
Programa
Principais conceitos das Infraestruturas de Dados Espaciais (IDE), os seus componentes e propósitos. Diversos aspetos das IDE: conjuntos de dados espaciais, o acesso a conjuntos de dados espaciais, tecnologiaIDE, políticaIDE, usoIDE, harmonização e questões jurídicas. Bases de Dados Espaciais e Sistemas de Gestão de Bases de Dados (SGBD). Modelação conceptual para sistemas de informação geoespacial (modelos geométrico e topológico). Bases de dados relacionais com extensão espacial e pesquisa em SQL. Desenvolvimento de aplicações em sistemas não comerciais (QGIS + PostgreSQL com extensão espacial Postgis) para a implementação de estruturas em SGBD que descrevam objetos do tipo espacial e os respetivos atributos de acordo com a diretiva INSPIRE e as normas ISO19101 e ISO19109.
Métodos de ensino e avaliação
Aulas teóricas expositivas com recurso a apresentações de slides. Aulas práticas recorrendo a aplicações informáticas de código aberto. A avaliação da disciplina consiste na aprovação no exame teórico (60%) e na entrega e apresentação, no final do semestre, de um projeto individual ou de grupo (40%). É requerida uma nota mínima de 10/20 em ambas as componentes a avaliar.