Disciplina Curricular
Análise Espacial de Dados AEDado
Mestrado Bolonha em Engenharia Geoespacial - 1_MEGE 2017/18
Contextos
Grupo: 1_MEGE 2017/18 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Opcionais > 760_1º Ano do Mestrado em Engenharia Geoespacial > 2º semestre
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Os objectivos da Unidade Curricular (UC) Análise Espacial de Dados (AED) focam-se nos conhecimentos básicos da estatística espacial e no domínio dos métodos para a visualização, a análise exploratória e a modelação espacial de fenómenos com representação geográfica. Pretende-se que o aluno compreenda e domine as técnicas e as metodologias da estatística espacial que permitem caracterizar a distribuição espacial de fenómenos geográficos, assim como quantificar o nível de autocorrelação espacial.
Programa
1. Conceitos de Análise Espacial de Dados (AED) 2. Funções básicas da AE para a exploração, análise e visualização de dados espaciais georreferenciados 3. Padrão Pontual (PP): Caracterização da distribuição de um PP; Estimador de Intensidade ("Kernel Estimation"); Modelação de um PP; Método do Vizinho mais próximo (Nearest Neighbor Method); Função K-Ripley 4. Áreas: Unidade de área modificável; Indicadores globais e locais de autocorrelação espacial: média móvel espacial; Indice de Moran e de Geary 5. Regressão Espacial: Linear Simples, Linear Multipla; Regressão Espacial om efeitos globais e Locais; Spatial LAG e Spatial ERROR 6. Superficies: Interpoladores Deterministicos (Globais e Locais); Modelação de terreno 7. Geoestatistica: Conceitos, variografia, kriging 8. Redes: elementos de uma rede; teoria de grafos, estruturas de representação de redes, algoritmos: Busca de endereço, optimal path; accessibility; Location / Allocation 9. Modelação Cartográfica e Análise multi-critério
Métodos de ensino e avaliação
A metodologia de ensino baseia-se na demonstração do conhecimento das várias temáticas abordadas (ensino teórico) sempre associada à apresentação de casos práticos de aplicação (ensino prático) e à realização de um projecto final que abarque as várias fases de um projecto de AED no seu todo, com apresentação e discussão oral dos resultados do projecto.Os métodos de avaliação consistem num exame teórico e num projecto prático individual ponderados, na classificação final, pela mesma percentagem (50%). A adequabilidade dos métodos de avaliação indicados têm sido comprovados pelas boas classificações dos estudantes pela satisfação global (motivação, empenho na aprendizagem e classificação final) dos estudantes relativamente à disciplina.