2023/2024

Objetivos

* Os alunos que iniciaram o Mestrado em Física, nos anos anteriores, devem consultar o seu plano de estudos aqui.


Introdução:

O Mestrado em Física e Astrofísica visa dar formação avançada nestas áreas e desenvolver a capacidade para realizar investigação científica. Para lecionar as unidades curriculares avançadas em tópicos atuais e orientar dissertações em temas muito diversos, conta com os docentes e investigadores do Departamento de Física com investigação científica reconhecida internacionalmente e grande experiência em ensino pós-graduado.

A oferta formativa está organizada em três áreas de enfoque: Astrofísica e Cosmologia, Física Nuclear e Partículas, Física Estatística e Matéria Condensada. No plano de estudos, um número significativo de disciplinas de opção, conjuntamente com o trabalho de investigação conducente à dissertação, permite aos alunos construir um perfil de formação ajustado com os seus interesses.

A formação em Física e Astrofísica é versátil e sofisticada, envolve a utilização de meios computacionais e de equipamentos muito diversos, e promove o desenvolvimento de competências de análise, de definição de estratégias e de metodologias para resolução de problemas muito variados. 

Os Mestres em Física e Astrofísica estão preparados para trabalhar em investigação e desenvolvimento nas fronteiras da ciência e da tecnologia, podendo prosseguir um doutoramento em Física ou outras áreas afins ou concorrer num mercado de trabalho cada vez mais diverso fora da academia. 

Objetivos: Complementar a formação em Física/Astrofísica fornecendo conhecimentos e ferramentas avançadas que permitam desenvolver a capacidade de investigação científica nestas áreas.

Competências: Investigação em Física/Astrofísica. Modelação e simulação de sistemas complexos em Física e noutros domínios. Conhecimento de novos materiais e processos. Desenvolvimento de instrumentação e software. Desenvolvimento de técnicas avançadas de caracterização e medida e de tecnologias de base física.

Saídas Profissionais

Entidades de regulação e acreditação | Organizações internacionais de ciência e tecnologia | Instituições de ensino superior e de investigação | Empresas de consultoria e serviços | Empresas do setor económico-financeiro.

Propinas

Consultar valores aqui.