Descrição
2024/2025 + Info
Objectivos
O Mestrado em Física Médica visa responder à necessidade de formação académica específica requerida aos profissionais qualificados na área da Física Médica no âmbito da Diretiva 2013/59/EURATOM (Decreto-Lei n.º 108/2018 e Portaria n.º 254/2021).
O Mestrado dotará os alunos de uma visão abrangente e integrada dos tópicos científicos, técnicos, tecnológicos, socioeconómicos, legais e éticos associados à Física Médica, respondendo aos requisitos legais e a recomendações internacionais.
O plano curricular do Mestrado em Física Médica baseia-se em Recomendações atualizadas da Comissão Europeia, da “European Federation of Organisations for Medical Physics” e em Regulamentos, normas e padrões de segurança da Agência Internacional de Energia Atómica e da Organização Mundial da Saúde. Toma em consideração cursos similares já existentes em Universidades de referência, e cumpre o disposto no Regulamento do Reconhecimento do Especialista em Física Médica (em anexo à Portaria n.º 254/2021).
Competências: Introdução, desenvolvimento, modificação de tecnologia médica para diagnóstico e terapia. Desenvolvimento de programas de garantia de qualidade de acordo com os padrões europeus, com ênfase em proteção e segurança radiológica de pacientes, profissionais expostos, membros do público e ambiente. Instalação e utilização de dispositivos médicos e de proteção radiológica pertinentes para a prática profissional em Física Médica. Cálculo das doses de radiação e do risco radiológico a que estão expostos trabalhadores e pacientes no âmbito de procedimentos médicos de radiologia, medicina nuclear, intervenção e radioterapia. Formação em tópicos avançados de diagnóstico e terapia que permitam, em ambiente hospitalar acompanhar ativamente os desenvolvimentos científicos, tecnológicos e técnicos em Física Médica, bem como avaliar as suas aplicações clínicas.
Saídas Profissionais
Os Mestres em Física Médica poderão obter a certificação como Especialistas em Física Médica, mediante concurso para estágios a promover pela Administração Central dos Sistemas de Saúde (ACSS) de acordo com a Portaria 96/2024/1 de 11 de março.
Os Mestres em Física Médica podem atuar em setores como a Saúde, Indústria, Ambiente, Investigação e Regulação nas áreas da Radioterapia, Medicina Nuclear, Radiologia de Diagnóstico e de Intervenção, Dosimetria e Proteção Radiológica.
Os Mestres em Física Médica estão aptos a contribuir para atividades como:
- Desenvolvimento, implementação e otimização de tecnologias médicas para diagnóstico e terapia;
- Desenvolvimento de programas de garantia e controlo de qualidade de dispositivos médicos.
- Otimização e garantia da proteção e segurança radiológica de utentes, profissionais de saúde, membros do público e ambiente;
- Investigação científica e desenvolvimento;
- Comercialização de produtos, equipamentos e processos;
- Funções de consultoria, liderança, chefia e gestão;
- Formação profissional e ensino.
Regime de Funcionamento
Curso ministrado em conjunto com o Instituto Superior Técnico e a Faculdade de Medicina - Universidade de Lisboa.
Coordenadores
Brigida da Costa Ferreira