2024/2025

Objetivos



Os microrganismos são os atores centrais da vida no planeta Terra, sendo dotados de uma adaptabilidade e poder transformador absolutamente ímpares. Nenhum processo ecológico ocorre sem a intervenção direta ou indireta de microrganismos. A consciencialização global da importância dos microrganismos como agentes de saúde e doença e como catalisadores de processos e produtos reforça a importância da formação avançada em Microbiologia. Esta importância será amplificada no futuro próximo, considerando os objetivos do desenvolvimento sustentável e os paradigmas para as próximas décadas na área da saúde planetária, biodiversidade, sustentabilidade, e circularidade de recursos. A Microbiologia integra, pois, atualmente, as áreas científico-tecnológicas de maior expansão, abrangendo vários segmentos high-growth/high-value do mercado internacional.

  • Através de um programa de formação avançada interdisciplinar, o Mestrado em Microbiologia Aplicada (mMAP) oferece aos estudantes uma formação científica integrada centrada nos processos ecológicos, evolutivos, genómicos, fisiológicos, moleculares, metabólicos e funcionais que envolvem, a diferentes escalas, os microrganismos e as suas interações. Estimula-se o foco na integração dos conhecimentos para a resolução de problemas e reforço da dimensão tecnológica e vocação societal da Microbiologia Aplicada.
  • Fazendo uso da excelência em atividades e infraestruturas de investigação e inovação do ecossistema Ciências ULisboa, este Plano de Estudos alia a formação nuclear em microbiologia a um forte perfil experimental e empreendedor, dando ênfase ao desenvolvimento de perfis societais e de especialização nos domínios da saúde planetária, alimentação, agricultura, sustentabilidade, ambiente, biotecnologia e engenharia de ecossistemas, respondendo aos atuais desafios globais.
  • Mediante um programa de Mentoria e uma formação sólida assente no conhecimento mecanístico dos fenómenos e processos microbiológicos, na aquisição e consolidação de competências laboratoriais, no conhecimento e integração de abordagens em larga escala para gerar dados biológicos, bem como na utilização abrangente de ferramentas de análise de dados, o mMAP estimula o pensamento crítico, promovendo, de forma estruturada, a criatividade e o empreendedorismo necessários à investigação, desenvolvimento e inovação em cada uma das áreas de intervenção da Microbiologia.

Organização estrutural e conceitual do Plano de Estudos de mMAP

O plano curricular engloba um 1.º ano de formação científico-técnica especializada e uma dissertação de mestrado a realizar no 2.º ano, em ambiente académico, centro de investigação, Laboratório de Estado ou bioindústria, nacional ou internacional. A estrutura curricular assenta numa grande plasticidade de funcionamento, com articulação de linhas programáticas entre unidades curriculares e transversalidade nas abordagens. 
 
1.º ano - 1.º semestre
  • 4 Cursos de Competências Nucleares 
  • 1 Curso de Competências Laboratoriais 
  • 1 Curso SIS (Seminários/Invited Speakers)
1.º ano - 2.º semestre
  • 3 Cursos EPS  (Especialização e Perfil Societal) 
  • 1 Curso IETT (Empreendedorismo, Transferência de Tecnologia e Inovação) 
  • 1 Curso de Competências Laboratoriais 
  • 1 Curso SIS (Seminários/Invited Speakers)
2. º ano - 1.º semestre
  • Projeto de Dissertação
Anual
  • Dissertação


A multidisciplinaridade da equipa docente e projetos de I&D+i em curso, bem como as parcerias estratégicas de Ciências ULisboa com Institutos da Administração Pública, Centros de I&D e Empresas, garantem uma forte ligação dos mestrandos aos ecossistemas do conhecimento, inovação e tecido produtivo na Era da Microbiologia Digital, para um futuro mais sustentável e resiliente.


Competências: 

  1. Aquisição de conhecimentos avançados em conceitos e metodologias experimentais centrais da microbiologia, biologia molecular e biologia computacional e a sua interligação com outras áreas das ciências da vida;
  2. Exploração dos aspetos benéficos da atividade microbiana e prevenção/controlo da sua atividade nefasta;
  3. Conceção, planeamento e execução de projetos de investigação, desenvolvimento e inovação, com recurso a metodologias experimentais e computacionais de vanguarda;
  4. Aquisição e consolidação de competências laboratoriais na análise microbiológica e biomolecular e treino alargado na sua aplicação;
  5. Análise, interpretação e contextualização de processos microbiológicos e biomoleculares;
  6. Vocação para o empreendedorismo e a transferência de tecnologia;
  7. Pensamento crítico, criatividade e responsabilidade individual;
  8. Aprendizagem e trabalho autónomos;
  9. Vocação para o trabalho em equipa e em rede;
  10. Comunicação oral e escrita, de forma clara, para diferentes públicos

Saídas Profissionais

O Mestrado em Microbiologia Aplicada forma profissionais com valências conceituais e de base tecnológica multidisciplinares que o habilitam a trabalhar em qualquer área de aplicação da Microbiologia no Mercado Nacional e Internacional, gerando propriedade intelectual, desenvolvendo inovação e investigação orientada para o produto, e prestando serviços técnicos e de consultoria.

Este Mestrado forma mestres altamente qualificados para inserção em:

Empresas e instituições públicas com atividade nas áreas do ambiente, biotecnologia, saúde humana, sanidade animal, sanidade vegetal e produção agroalimentar | Indústria farmacêutica | Entidades de regulação e de fiscalização | Economia Circular | Sustentabilidade | Biossegurança | Instituições de ensino superior e de investigação.

Propinas

Consultar valores aqui.

Coordenadores