Disciplina Curricular
Comunidades e Interações Microbianas CIM
Mestrado Bolonha em Microbiologia Aplicada - 2_MMA 2023/24
Contextos
Grupo: 2_MMA 2023/24 > 2º Ciclo > Parte Escolar
Período:
Peso
3.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Pretende-se que os estudantes adquiram uma base sólida de conhecimentos mecanísticos no domínio da biologia celular, genética e biologia molecular de microrganismos, incluindo bactérias e vírus, no contexto do seu nicho ecológico, explorando-se uma perspetiva bottom-up e top-down. Serão explorados os mecanismos moleculares e estratégias que estão na base da adaptabilidade e interação microbiana. Apresentar-se-á uma visão dinâmica do conhecimento mecanístico de comunidades microbianas, recorrendo a exemplos concretos que ilustrem a diversidade de processos biológicos, interações, e abordagens conceituais utilizadas na investigação destes tópicos. Pretende-se ainda que os alunos adquiram conhecimentos relacionados com o fundamento teórico e prático de metodologias e abordagens de análise de diferentes grupos de microrganismos, tanto numa perspectiva de análise da diversidade, como do ponto de vista de aplicação prática em diferentes domínios.
Programa
O programa incide sobre mecanismos moleculares na base da adaptabilidade e interações microbianas, sendo focados grandes temas em procariotas e vírus, recorrendo a exemplos diversos. Módulo 1 Expressão génica, transdução de sinais, quorum sensing, biofilmes, mecanismos adaptativos e de desenvolvimento microbiano Conceitos da ecologia microbiana. Serviços de ecossistema de base microbiana. Simbioses microbianas. Tipologias de interações microrganismo-microrganismo e microrganismo-hospedeiro. Impacto ecológico e evolutivo das interações. Ferramentas aplicadas ao estudo das comunidades microbianas. Módulo 2 Conceito de virus. Breve história e marcos da Virologia. Vírus de eucariotas: diversidade morfológica e genética. Diversidade de estratégias de expressão e de replicação viral na célula hospedeira. Ciclos replicativos de alguns grupos de vírus.
Métodos de ensino e avaliação
A avaliação do módulo 1 é feita com base na apresentação de um trabalho de grupo (30%) e a realização de teste ou exame (70%). A avaliação do módulo 2 pode ser feita através da realização de teste ou exame (a classificação deste teste/exame corresponde a 100% da componente de Virologia). A avaliação por testes é facultativa e substitui o Exame de 1a época (época normal da FCUL). Se o aluno desistir do teste, não fica comprometida a ida ao Exame de 1a época, mas se entregar o primeiro teste já não pode ir à 1a época. Os alunos que optem por realizar os testes poderão submeter-se a exame final, caso tenham média inferior a 9.49, ou apresentar-se a melhoria, caso tenham obtido aprovação, somente na segunda época do calendário de exames. O exame final e a melhoria abordam os conteúdos dos dois módulos. Não é possível fazer teste/exame apenas de uma parte da matéria Aprovação à UC: Classificação mínima global de 9.49 valores, resultante da média aritmética da classificação dos dois módulos. O arredondamento às unidades é feito depois da média aritmética de todos os elementos de avaliação. Não há avaliação global por prova oral na UC