Disciplina Curricular
Microbiologia e Sustentabilidade Agroalimentar MAS
Mestrado Bolonha em Microbiologia Aplicada - 2_MMA 2023/24
Contextos
Grupo: 2_MMA 2023/24 > 2º Ciclo > Parte Escolar
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Pretende-se que os estudantes tomem consciência que a sustentabilidade agro-alimentar deve suportar-se numa agricultura e sistemas alimentares sustentáveis; com baixo impacto ambiental, segurança alimentar e nutricional. Face às alterações climáticas, ao crescimento populacional, à degradação dos ecossistemas e à crescente escassez de recursos, a transição para sistemas alimentares sustentáveis é crucial para alcançar o desenvolvimento sustentável. Os microrganismos, parte integrante dos diferentes ambientes, têm naturalmente diversos e importantes papéis. A sua compreensão e aplicação deve ser considerada e fazer parte da abordagem sustentável a adotar. Os estudantes devem adquirir conceitos e capacidades para, futuramente, poderem atuar ativamente em áreas relacionadas com produção de alimentos com recurso a microrganismos e a sua utilização para melhorar a produção vegetal e animal.
Programa
Conceitos de produtos agroalimentares e processos de produção sustentáveis, segurança alimentar e nutricional. Preservação dos recursos naturais e gestão do solo para uma agricultura sustentável. i - descontaminação do solo por microrganismos; melhorar a produção vegetal por inoculação de plantas com rizobactérias promotoras do crescimento e/ou micorrizas. ii - controlo de microrganismos patogénicos no solo e nos vegetais. Segurança alimentar e nutricional. i - “Hazard Analysis and Critical Control Point”, o que é e sua aplicação na produção de alimentos. ii - “On-Farm Food Safety (OFFS) programs”, boas práticas de produção centradas na higiene geral e biosegurança. Produção de alimentos baseados em processos fermentativos realizados por microrganismos. Consumo de probióticos por humanos e outros animais. Resíduos agroalimentares. i - obtenção de produtos de valor acrescentado por fermentação dos seus açúcares. ii - como substrato para produção de outros alimentos.
Métodos de ensino e avaliação
O estudante será avaliado através de questões de resposta curta ou de desenvolvimento apresentadas em duas frequências – teste escrito – a realizar nas datas indicadas no início do semestre (16 valores), pela entrega de um documento escrito e apresentação oral sobre um dos temas abordados nas aulas teórico-práticas (4 valores). Para obtenção dos 16 valores o estudante pode optar por se apresentar ao exame final escrito a realizar na época de exames. Duas datas de exame de acordo com as normas da FCUL. Os estudantes que optarem pelo sistema de frequências apenas poderão apresentar-se à 2ª data de exame, para efeitos de recurso ou melhoria.