Disciplina Curricular
Microbiologia e Saúde Planetária MSP
Mestrado Bolonha em Microbiologia Aplicada - 2_MMA 2023/24
Contextos
Grupo: 2_MMA 2023/24 > 2º Ciclo > Parte Escolar
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Descrever modelos paradigmáticos da interação agente patogénico-hospedeiro. Reconhecer a importância dos microrganismos na saúde e na doença. Distinguir estratégias de saúde pública e de prevenção e controlo da infeção. Avaliar e reconhecer a interdependência da saúde humana/ saúde pública, saúde animal, sanidade vegetal e saúde dos ecossistemas. Discutir a natureza interdisciplinar da estrutura de Uma Só Saúde, identificando ameaças e prioridades. Discutir criticamente uma visão de ecossistema e as intervenções integradas necessárias a uma saúde planetária sustentável. Conhecer e selecionar métodos adequados de identificação, diferenciação e diagnóstico de agentes transmissíveis Conhecer e saber implementar ferramentas integrativas de investigação epidemiológica e práticas de investigação One Health. Consolidar competências em biologia da infeção e análise de dados em saúde.
Programa
1. Modelos paradigmáticos da interação agente patogénico-hospedeiro. 2. Modelos de mecanismos de virulência e evasão microbiana. 3. O conceito e estrutura interdisciplinar e intersectorial One Health. 4. Zoonoses e antropozoonoses. 5. Resistência antimicrobiana nas interfaces. 6. Doenças infecciosas amplificadas pelo clima. 7. Diagnóstico, prevenção, e controlo de doenças infeciosas emergentes e gestão de ameaças no contexto One Health, considerando diferentes modelos culturais e de desenvolvimento socioeconómico. 8. Controlo de doenças em plantas. Fundamentos da fitopatologia e do diagnóstico em plantas. Principais agentes fitopatogénicos.
Métodos de ensino e avaliação
Avaliação por exame final ou através de dois testes escritos durante o semestre, sobre o programa teórico (75%) e teórico-prático (25%). Avaliação escrita: 1º Teste (módulo de Microbiologia Humana - 30%) (com consulta bibliográfica) 2º Teste (restantes módulos da componente teórica - 45% + componente teórico-prática - 25%) (sem consulta bibliográfica) No exame final, a realizar durante a época de exames da FCUL, mantêm-se as ponderações relativas dos módulos e das componentes teórica e teórico-prática. Não será possível realizar um teste sobre apenas uma parte da matéria (teórica ou teórico-prática). Só os alunos que entregarem os dois testes serão considerados como tendo efectuado a avaliação periódica por testes. Avaliação por exame: Só podem efetuar o primeiro exame os alunos que não tenham realizado a avaliação por teste (ausência ou desistência), ou os alunos que pretendam melhorar a nota do ano anterior. Os alunos que: 1 - Reprovaram na avaliação por testes 2 - Reprovaram no primeiro exame 3 - queiram melhorar a nota podem realizar exame na 2ª época de exames. O arredondamento para o número inteiro mais próximo é efectuado após a média aritmética de todos os elementos de avaliação (T e TP). A aprovação é considerada com uma nota global mínima superior a 9,49, resultante da média ponderada.