Disciplina Curricular
Empreendedorismo, Transferência de Tecnologia e Inovação ETTI
Mestrado Bolonha em Microbiologia Aplicada - 2_MMA 2023/24
Contextos
Grupo: 2_MMA 2023/24 > 2º Ciclo > Parte Escolar
Período:
Peso
3.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Constituem objetivos principais da unidade curricular o conhecimento e os conceitos sobre os princípios e metodologias da moderna Transferência de Tecnologia. Assim, inclui-se numa abordagem inicial a desdramatização de alguns tabus existentes na sociedade atual sobre tópicos relevantes como a inovação, intra-e inter-empreendedorismo, criação do próprio emprego, e ferramentas profissionais e pessoais técnico-científicas e de gestão ao mesmo tempo que se concede aos estudantes uma perspetiva histórica da evolução destas temáticas no seio académico Português. A comparação com as sociedades mais desenvolvidas nestas temáticas é utilizada como estimulo e referência para a aprendizagem dos conceitos. A aprendizagem é efetuada via experimentação direta e os projetos K2B incluídos nos conteúdos programáticos são a ferramenta para atingir a globalidade dos objetivos da unidade curricular.
Programa
O Método de Alex Osterwalder – Business Model Canvas. K2BTEAMS . Emprego versus negócio. Empreendedorismo versus TTC. A indústria vs a Universidade. Conceitos e definições base. Ferramentas de gestão e técnico-científicas. A valorização económica do conhecimento técnico-científico. Inovação e o processo de desenvolvimento de novos produtos. O processo from bench to market. O Método de Alex Osterwalder – o Business Model Canvas – o Método e as diferentes parcelas. Conceito de valor na exploração/comercialização de novos produtos. Curva de valor. Avaliação da atratividade de oportunidades de negócio. Análise de Mercado. Mercado e nicho de mercado. Análise da Indústria. Fontes de capital: 3Fs, business angels, capital de risco, banca: Risco versus benefícios. Comunicação. A arte de comunicar ciência. Pitching. A arte de “convencer”. O valor da minha ideia. Proteção da propriedade intelectual/patentes. O código de PI da ULisboa.
Métodos de ensino e avaliação
A avaliação desta disciplina é contínua, no decorrer do semestre, sem exames finais. Os resultados serão mesuráveis essencialmente pela forma de trabalhos orais, debates e intervenções nas aulas, desenvolvimento de competências pessoais e profissionais e evolução de aprendizagem. O projeto principal a desenvolver pelos alunos será avaliado através de apresentações intermédias e apresentação final bem como a entrega dos documentos a ele associados.