2024/2025

Objetivos

A Estatística e a Investigação Operacional são áreas incontornáveis da Matemática Aplicada, utilizadas numa grande diversidade de ramos do conhecimento científico e tecnológico e também na engenharia, economia e gestão. O Minor oferecido é muito flexível afim de se tornar acessível e interessante para alunos com diferentes conhecimentos de base e diferentes interesses, podendo os estudantes escolher 30 ECTS de entre um leque muito variado de disciplinas. Estas incluem cursos de natureza prática e instrumental como recolha e análise de dados, formulação e resolução de problemas de planeamento e otimização, aprendizagem de procedimentos básicos com o software apropriado, pequenos projetos de aplicação das metodologias a problemas concretos, etc. Mas o aluno pode também escolher disciplinas onde, sem se descurar a importância das aplicações, a matéria é apresentada com maior profundidade e rigor matemático.

Os conhecimentos adquiridos ao fazer este Minor de Estatística e Investigação Operacional podem ser úteis tanto para estudantes que desejam seguir uma carreira de ensino e/ou investigação científica como para aqueles que tencionam seguir uma carreira profissional no âmbito empresarial. Com efeito, hoje em dia, a procura de profissionais com bons conhecimentos nestas áreas é muito grande já que são áreas fundamentais na gestão empresarial, industrial e das organizações, no planeamento urbano e das atividades económicas, na análise dos problemas sociais e em muitas áreas de investigação científica.

Coordenadores

Maria da Conceição da Fonseca