2017/2018

Objetivos

A Física é uma ciência fundamental no desenvolvimento científico e tecnológico, fomentando o avanço do conhecimento tanto através de grandes descobertas nas áreas específicas da Física como em contribuições importantes para outros domínios, como por exemplo para as Engenharias e a Medicina. Em alguns casos a importância dessas contribuições levou ao aparecimento de novas áreas interdisciplinares como a Geofísica, a Biofísica e, mais recentemente, a Econofísica.

A formação em Física permite a aquisição de novos conceitos e ferramentas que determinam uma visão inovadora sobre as questões emergentes em outras áreas. Nesse sentido, o Minor em Física oferece a possibilidade de uma formação geral com opções em Física Clássica e Quântica, permitindo a construção de diferentes perfis interdisciplinares consoante a área da Licenciatura em que se integra.

O Minor em Física constitui uma mais valia profissional para quem pretenda a integração em equipas interdisciplinares com um forte caráter científico e tecnológico.

Para quem pretende seguir uma carreira docente no ensino básico e secundário na área de Física e Química, o Minor em Física permite complementar de forma importante a formação de uma Licenciatura na área da Química, aproximando a formação de 1.º ciclo das condições de ingresso no Mestrado em Ensino de Física e Química.

Coordenadores

Iveta Rombeiro do Rego Pimentel