2024/2025

Objetivos

O Departamento de Engenharia Geográfica, Geofísica e Energia oferece um Grupo Opcional Multidisciplinar em Tecnologia de Informação Geográfica (TIG).

O Minor em Tecnologia de Informação Geográfica tem como objetivo a formação na área das Ciências da Informação Geográfica dotando os alunos de conhecimentos básicos na área da informação geográfica, bem como um conjunto de competências básicas na área da cartografia e topografia elementares e dos sistemas de informação geográfica. A crescente utilização de informação geográfica, da qual o GoogleEarth e os sistemas de navegação GPS são dois exemplos, impulsionaram o desenvolvimento de Sistema de Informação Geográfica nos quais se pretende reunir de uma forma integrada as tecnologias de informação no domínio específico da informação georeferenciada. Os conteúdos das disciplinas que compõem o minor abrangem as áreas da Posicionamento, Sistemas de Referência Espaciais e Geodésicos, Topografia, Fotogrametria, Cartografia e Sistemas de Informação Geográfica e fazem parte do plano curricular em Engenharia Geográfica. As disciplinas oferecidas pelo minor em TIG permitirão o ingresso no segundo ciclo em Engenharia Geográfica ou Sistemas de Informação geográfica no qual os alunos adquirem competências para o planeamento, execução e gestão de projetos no âmbito Informação Geográfica, orientadas para o planeamento e tomada de decisão sobre o território e para a produção de cartografia de base para as demais áreas da engenharia, ou ainda o desenvolvimento de aplicações SIG, com vista ao suporte na tomada de decisões relacionadas com a gestão de informação espacial georreferenciada.

Competências: Conhecimentos básicos na área da informação geográfica, bem como um conjunto de competências básicas na área da cartografia e topografia elementares e dos sistemas de informação geográfica.

Coordenadores

Paula Maria Ferreira de Sousa Cruz Redweik