2023/2024

Objetivos

Este programa doutoral pretende fornecer formação avançada na área dos Media Digitais, tendo em vista a formação de líderes para os processos de Transformação Digital.

O aparecimento de novas aplicações na área dos media digitais tais como os videojogos, os conteúdos interativos sobre a web, a TV interativa, o vídeo on demand, o aparecimento de software educativo de elevado impacto nas camadas mais jovens e, mais recentemente, a divulgação de conteúdos informativos, de marketing e de lazer em dispositivos móveis e redes sociais, bem como o paradigma da Indústria 4.0, demonstram a importância do estudo e investigação sobre este tipo de tópicos e o estudo da sua relação com a tecnologia, as diferentes áreas da ciência e a sociedade em geral.

Torna-se ainda clara a necessidade de as universidades formarem profissionais nesta área, com as competências correspondentes aos diversos níveis de formação incluindo o terceiro ciclo. O objetivo final deste programa será formar investigadores, docentes universitários, e líderes em processos de inovação nas áreas fundamentais e aplicadas dos Media Digitais.

Especialidades:

. Criação de Audiovisual e Conteúdos Interativos
. Tecnologias e Interação Pessoa Máquina
. Jornalismo, Dados e Gestão de Informação
. Indústria, Públicos e Mercados

Regime de Funcionamento

Curso ministrado em associação entre a Faculdade de Engenharia, Faculdade de Belas Artes, Faculdade de Ciências, Faculdade de Economia e Faculdade de Letras da Universidade do Porto, a Faculdade de Ciências e Tecnologia e Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e o Instituto Superior Técnico e Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.