Disciplina Curricular

Física Estatística Complementar FEC

Curso de Especialização em Data Science - 1_PGDSc 2017/18

Contextos

Grupo: 1_PGDSc 2017/18 > Especialização > Optativas > 768 - PGDSc - Grupo 4

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Segundo curso em Física Estatística onde são estudados alguns fenómenos relevantes em Física Estatística Fora de Equilíbrio. O objetivo principal é desenvolver competências de resolução de problemas através do estudo e aplicação de vários métodos teóricos.

Programa

Introdução à Física Estatística Fora de Equilíbrio, fenómenos de transporte, processos de contato, agregação e fragmentação, coarsening.     1. Introdução. 2. Passeio aleatório: tempo discreto em 1d; passeio aleatório em tempo contínuo; equação mestra. Movimento Browniano. 3. Equação de Langevin: dependência temporal do momento e posição de uma partícula browniana em diferentes escalas de tempo. 4. Reações: aniquilação/coalescência de uma única espécie; taxa de reação limitada por difusão. 5. Agregação: sistema de equações mestras; momentos da distribuição de massa; soluções exatas para kernels constantes. 6. Agregação: método da função geradora; transição de gelificação. 7. Fragmentação: equação mestra para fragmentação binária; taxa de fragmentação em lei de potência. 8. Adsorção: adsorção sequencial aleatória de k-mers numa rede unidimensional; adsorção numa superfície 1d contínua. 9. Coarsening: modelos de spins discretos e contínuos.

Métodos de ensino e avaliação

MÉTODOS Discussão dos diferentes sistemas e técnicas nas aulas teóricas e resolução de problemas nas aulas teórico-práticas. A participação dos alunos nas aulas é fortemente encorajada. AVALIAÇÃO 50% trabalho final (baseado em resultados originais da simulação de um dos tópicos lecionados ou numa revisão de um tópico complementar). A entrega do trabalho escrito, até 10 páginas, e a sua discussão, até 15 min, devem decorrer até ao final do semestre. 50% exercícios realizados nas aulas teórico-práticas, tipicamente um exercício de 15 em 15 dias. Os exercícios podem ser entregues na TP ou até 1 semana depois de terem sido propostos.

Disciplinas Execução

2021/2022 - 1 Semestre

2020/2021 - 1º semestre

2019/2020 - 1 Semestre

2018/2019 - 1 Semestre

2017/2018 - 1 Semestre