Disciplina Curricular

Métodos e Estudos com Utilizadores MEU

Curso de Especialização em Data Science - 1_PGDSc 2017/18

Contextos

Grupo: 1_PGDSc 2017/18 > Especialização > Optativas > 768 - PGDSc - Grupo 4

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

O objetivo desta unidade curricular é dar aos alunos o âmbito geral do processo de investigação em Interação Pessoa-Máquina (IPM), começando com a identificação de um problema de investigação, estabelecimento de um conjunto de hipóteses, o planeamento das experiências, a recolha de dados, e a sua análise e apresentação. Em particular, a disciplina está dividida nos seguintes tópicos principais: 1) Investigação experimental; 2) Métodos de investigação, abrangendo métodos qualitativos, quantitativos e mistos; 3) Trabalhar com participantes, incluindo participantes com deficiências; 4) Análise de dados, qualitativa e quantitativa; 5) Reportar os resultados.

Programa

Os tópicos principais a abordar na unidade curricular são: Introdução à investigação em Interação Pessoa-Máquina Investigação experimental Métodos de investigação Participantes Análise Quantitativa de Dados Análise Qualitativa de Dados Reporte de resultados

Métodos de ensino e avaliação

Aulas teóricas: Apresentação e análise detalhada dos conceitos que fazem parte do programa da unidade curricular. Análise de casos de estudo, focando-se nos métodos de investigação usados e na análise realizada. Aulas práticas laboratoriais: Resolução de exercícios práticos e exploração de casos de estudo. Avaliação: Componente teórica (análise e apresentação de artigos) e prática (projeto)

Disciplinas Execução

2021/2022 - 2 Semestre

2020/2021 - 2º semestre