Disciplina Curricular

Interação em Linguagem Natural ILN

Curso de Especialização em Data Science - 1_PGDSc 2017/18

Contextos

Grupo: 1_PGDSc 2017/18 > Especialização > Optativas > 768 - PGDSc - Grupo 4

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Familiarização com o estado da arte na sub-área da Inteligência Artificial relativa ao Processamento da Linguagem Natural e das suas aplicações. Aquisição de conceitos, metodologias e técnicas para a utilização de modelos, componentes e recursos para sistemas e agentes com interacção de crescente naturalidade em termos de linguagem natural

Programa

Introdução ao processamento computacional das línguas naturais. Modelação simbólica, quantitativa e neuronal. Gramáticas, modelos de linguagem probabiísticos e modelos neuronais de linguagem. Conjuntos de dados e terramentas de processamento da linguagem. Estudo de aplicações, como por exemplo, tradução automática, agentes conversacionais, sumarização, análise de sentimentos, entre outros possíveis.

Métodos de ensino e avaliação

As aulas teóricas consistem na exposição e discussão dos conteúdos do programa. As aulas práticas consistem na resolução de exercícios, e em prática laboratorial com implementação e teste de programas e software. O plano de avaliação pode englobar cinco componentes, a ajustar em cada anao letivo: 3 exercícios curtos durante o período letivo; 2 testes durante o período letivo; 1 projeto durante época de exames; 1 exame; participação dos alunos.

Disciplinas Execução

2021/2022 - 2 Semestre