Informações Adicionais

3 Março 2017, 16:35 Octávio Pinto


Resumidamente:

O programa de estudos encontra-se organizado em oito semestres. O Grau de Doutor em Química será concedido após o seguinte:

(i) aprovação no curso de formação avançada do doutoramento, que equivale à obtenção dos 60 ECTS correspondentes às unidades curriculares previstas no dois primeiros semestres do plano de estudos;
(ii) realização de quatro Seminários de Investigação (12 ECTS cada), um em cada ano, fazendo o primeiro parte do Curso de Formação Avançada e ocorrendo os três restantes em simultâneo com a fase de tese;
(iii) defesa com êxito de uma tese de doutoramento, que deverá ser submetida dentro dos prazos legalmente estabelecidos pelo regulamento de estudos pós-graduados da Universidade de Lisboa.

Mais em detalhe:

O primeiro ano do Curso corresponde ao programa curricular de Formação Avançada (60 créditos), após o que deve ser efetuado o registo definitivo do tema e plano de Tese, válido por 5 anos. Nos três últimos anos do Curso, o doutorando desenvolverá cumulativamente as atividades de investigação no âmbito da sua Tese com o Seminário Doutoral.

O grau de Doutor é atribuído no Ramo do Conhecimento de Química, com menção a uma das Especialidades de Doutoramento.

Cada Especialidade representa um domínio consolidado do conhecimento químico, agregando, por conseguinte, um conjunto particular de saberes, cuja abordagem requer, frequentemente, metodologias específicas. Por outro lado, qualquer que seja a Especialidade, a organização do programa curricular de Formação Avançada será a que melhor responde à necessidade de formação complementar, respeitando, necessariamente, a formação adquirida previamente pelo doutorando e os objetivos (gerais e específicos) do trabalho que este se propõe desenvolver no âmbito da sua Tese de Doutoramento. Deste modo, a seleção de uma Especialidade por parte de um doutorando determinará a natureza específica da formação avançada que o mesmo deverá obter no 3.º Ciclo de Estudos, a qual seguirá uma estrutura curricular comum a todos os doutorandos, mas cujos conteúdos (distribuídos pelas várias unidades curriculares, incluindo as atividades de investigação), serão identificados em função dos objetivos a atingir, permitindo, designadamente, o desenvolvimento das competências necessárias à resolução do(s) problema(s) a tratar no âmbito da Tese de Doutoramento.


Comissão de Coordenação

Ana Pimenta da Gama da Silveira Viana Semedo

Departamento Responsável

Departamento de Química e Bioquímica


Candidaturas

Candidaturas online

Candidaturas online (Estudantes Internacionais)


Acreditação e Registo

N.º do ProcessoDecisãoN.º de anos de AcreditaçãoData da Decisão
ACEF/1314/17887
ACEF/1920/0317887
Acreditado
Em análise
6

08/09/2015


Registo inicial: R/A-Ef 1874/2011 de 18-03-2011
Registos de alteração: R/A-Ef 1874/2011/AL01 de 28-01-2014


Publicação em Diário da República

Declaração de retificação n.º 1321/2014 - Alteração (estrutura curricular e plano de estudos)

Alteração (estrutura curricular e plano de estudos) - Despacho n.º 3167/2014 

Adequação - Deliberação n.º 1021/2009 


Língua de Ensino

Português. Caso haja pelo menos um aluno que não entenda Português, as aulas serão lecionadas em Inglês.


Contactos

Informações sobre candidaturas e processos académicos
doutoramentos@ciencias.ulisboa.pt

(antes de enviar o seu e-mail, verifique se a pergunta que vai colocar já se encontra respondida no Portal de Ciências; ver também informação sobre Estudantes Internacionais)

Coordenação do curso
DQ.coordenacao@ciencias.ulisboa.pt

Departamento
Departamento de Química e Bioquímica