2017/2018

Objetivos

A Licenciatura em Química ou Química com Minor noutra Área Científica (1.º Ciclo) tem a duração de 6 semestres num total de 180 ECTS.

O objetivo principal da Licenciatura em Química reside no desenvolvimento das competências necessárias ao desempenho qualificado e versátil da profissão de Químico em diferentes domínios de atividade, desde a investigação científica às diversas aplicações industriais e ambientais.

A Licenciatura oferece uma formação fundamental e estruturante nas várias áreas da Química e complementa-a com os instrumentos necessários para uma compreensão de conceitos básicos em outras áreas científicas.

A aquisição de conhecimentos em áreas estratégicas tais como, nanociência, bioquímica, biologia, física, etc. (Minor noutra Área Científica) pode contribuir decisivamente para potenciar a inovação científica e o desenvolvimento de aplicações e dispositivos tecnológicos com forte impacto na Indústria e na Sociedade.

Embora forneça competências próprias, este 1.º Ciclo faz parte de uma formação global de 300 ECTS (dois ciclos, cinco anos).

Competências: Análise química, controlo de qualidade e segurança de produtos. Conceção e síntese de novas moléculas e materiais, com interesse em áreas como catálise e nanotecnologias. Investigação e desenvolvimento em laboratórios e empresas.Valorização de recursos e resíduos e controlo ambiental. Planeamento e gestão de projetos de investigação e desenvolvimento.

Saídas Profissionais

Indústria química, farmacêutica e alimentar | Laboratórios de investigação criminal | Empresas de prestação de serviços e consultoria | Instituições de ensino superior e investigação | Instituições públicas | Ensino.

Propinas

Consultar valores aqui.

Coordenadores