Disciplina Curricular

Amostragem e Análise Vestigial AAVes

Licenciatura Bolonha em Química - 7_LQ 2022/23

Contextos

Grupo: 7_LQ 2022/23 > 1º Ciclo > Licenciatura em Química ou Minor > Licenciatura em Química > Opcionais > 540_Opção LQ 3º ano (CTQ) > 1º semestre

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Introduzir estratégias básicas sobre amostragem, tratamento e preparação de amostras, assim como os procedimentos e o equipamento adequado para a análise de espécies e substâncias prioritárias ao nível vestigial. Fornecer competências sobre os princípios e fundamentos das técnicas e metodologias analíticas apropriadas, o modo como estas devem ser empregues e a informação que podem fornecer, no contexto de amostragem e análise vestigial, no sentido dos estudantes ficarem aptos a propor a melhor estratégia analítica para casos concretos.

Programa

Introdução. Amostragem: Definição e operações de amostragem, classificação e tipos de amostras, plano de amostragem, procedimentos, requisitos legais e estatutários, tipo de amostradores, preservação de amostras, fontes de contaminação e brancos. Preparação de amostras: Conceitos genéricos. Tratamento de matrizes para a análise de compostos inorgânicos em amostras líquidas e sólidas. Metodologias para extração de compostos orgânicos (voláteis, semi-voláteis e não voláteis) em matrizes gasosas (AE, HSSE, SHS e DHS), matrizes líquidas (SHS, P&T, LLE, SPE, MEPS, SPME, SBSE e BAµE) e matrizes sólidas (TD, Soxhlet, SFE, UE, LSE, QuEChERS, ASE e MASE). Automatização e robotização instrumental. Outros procedimentos usados na preparação da amostra: clean-up, derivatização e concentração. Introdução aos métodos instrumentais adequados para análise vestigial. Particularidades das técnicas de separação (GC, HPLC e CE), espectrometria de massa (MS): EI, ESI; Q, TOF) e Tandem, hifenadas (GC-MS e LC-MS) e espectroscópicas (AAS e ICP) para a melhoria da seletividade e sensibilidade. Estudo de casos com possibilidade de demonstrações práticas. Estratégias analíticas para casos concretos.

Métodos de ensino e avaliação

Aulas teóricas e teórico-práticas envolvendo demonstrações técnicas e, sempre que possível, o contacto direto com laboratórios analíticos de investigação científica em pleno funcionamento, incentivando os alunos na seleção e preparação de um projeto em grupo obrigatório de aplicação a casos concretos. Avaliação do projeto desenvolvido nas aulas teórico-práticas sobre o tema selecionado deverá conter a componente de amostragem e análise vestigial. Do projeto selecionado, resultará uma monografia escrita e a apresentação oral por todos os elementos do grupo. A avaliação final compreende um exame escrito (ou teste em alternativa). A nota final é a média ponderada do projeto apresentado (50 %) e da nota do exame (50 %).

Disciplinas Execução

2023/2024 - 1 Semestre

2022/2023 - 1 Semestre