Disciplina Curricular
Estratigrafia e Geoistória EGeoi
Licenciatura Bolonha em Química - 5_Plano 2015/16 a 2018/19
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
A Unidade Curricular destina-se aos alunos da licenciatura em Geologia e também aos de áreas científicas próximas, nomeadamente de Biologia. Aborda conceitos básicos sobre métodos e critérios de observação, datação, correlação e interpretação do registo estratigráfico, em particular das séries sedimentares e ambientes correlativos, com integração das componentes bióticas e abióticas. Outra componente fundamental foca os acontecimentos globais mais importantes na evolução da História da Terra, referenciados à escala cronostratigráfica global, isto é, os aspectos principais da Geoistória: descrição das principais características paleontológicas, paleoclimáticas e paleogeográficas das várias Eras e Períodos. Resultados Expectáveis / Competências a Desenvolver: •Compreender o papel da análise estratigráfica e saber escolher os métodos de estudo adequados a diferentes casos. •Saber integrar informação diversificada e interpretá-la •Adquirir uma perspectiva geral da História da Terra.
Programa
Estratigrafia: Unidades, escalas e terminologias estratigráficas. Métodos e critérios de observação, datação, correlação e interpretação do registo estratigráfico, em particular das séries sedimentares e ambientes correlativos, numa perspectiva de integração das componentes bióticas (incluindo elementos de Micropaleontologia) e abióticas destes sistemas. Princípios da análise de fácies. Outras abordagens estratigráficas. Geoistória: Acontecimentos globais mais importantes na evolução da História da Terra, referenciados à escala cronostratigráfica global. Principais características paleontológicas, paleoclimáticas e paleogeográficas das várias Eras e Períodos da História da Terra.
Métodos de ensino e avaliação
Exposição e explicação da matéria teórica e ilustração de exemplos diversos do registo estratigráfico, com apoio de acetatos e de apresentações em power-point. Componente prática: introduções teóricas, com acetatos, ao estudo das colecções práticas de alguns grupos de microfósseis à lupa binocular e ao estudo e interpretação paleoambiental de microfácies calcárias, à lupa binocular e ao microscópio. A avaliação formal da disciplina consiste em exame final do conjunto das componentes do programa (teórica - 50% e prática - 50%). Facultativamente, os alunos poderão realizar, ao longo do semestre, 2 testes práticos, durante o horário normal da aulas PL, os quais substituem a componente prática da 1ª data de exame final. Esta alternativa só é válida se os alunos fizerem os 2 testes PL facultativos.