Disciplina Curricular

Química Inorgânica Complementar QIC

Licenciatura Bolonha em Química - 5_Plano 2015/16 a 2018/19

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Desenvolver competências a um nível mais avançado em Química Inorgânica, de modo a poder iniciar actividades de investigação nesta área. A nível teórico os alunos deverão ficar a conhecer as bases da determinação das preferências estruturais, a interpretar espectros electónicos de complexos de elementos de transição d, a discutir os mecanismos reaccionais mais relevantes em Química Inorgânica e Organometálica, em particular nas suas aplicações à Química Fina e Catálise, tendo em atenção a necessidade de evoluir para processos mais sustentáveis. As aulas de laboratório desenvolverão competências em síntese, caracterização e reactividade de complexos inorgânicos, organometálicos e de óxidos ternários e a aplicação de técnicas espectroscópicas, tais como UV-vis, NMR e FTIR, XRD e SEM para a caracterização dos complexos e materiais.

Programa

Teoria das Orbitais Moleculares aplicada aos complexos dos elementos de transição d - o Modelo de Sobreposição Angular (preferência estruturais e reactividade). Espectros electrónicos de compostos octaédricos (alto e baixo spin) e tetraédricos: aplicação dos diagramas de correlação e de Tanabe-Sugano. Mecanismos reaccionais em Química de Coordenação: reacções de substituição em complexos octaédricos e quadrangulares planos; fluxionalidade; reacções de transferência electrónica. Mecanismos de reacções em química organometálica (ataques nucleófilos e electrófilos em carbonilos coordenados, reacções de olefinas e outros hidrocarbonetos coordenados, etc.). Catálise homogénea e heterogénea: novos rumos, ciclos catalíticos e mecanismos. Química do Estado Sólido: métodos de síntese; defeitos cristalinos, relação estrutura-propriedades. Introdução à Química Bioinorgânica: a presença e o papel dos metais em Biologia; exemplos de metaloenzimas: estrutura e função.

Métodos de ensino e avaliação

Nas aulas teóricas são usados meios audiovisuais (datashow) e quadro de giz para a discussão. Os alunos incentivados a resolver problemas e outras questões associadas à parte teórica ao longo do semestre. As aulas laboratoriais realizam-se em sessões de 3 horas, em grupos de 2 ou 3 alunos havendo obrigatoriedade de elaborar um relatório completo sobre um dos trabalhos práticos e de responder a questionários que envolvem a interpretação e discussão dos resultados sobre os restantes. A avaliação da componente teórica inclui exame final ou dois testes parciais (obrigatório) e exercícios ao longo do semestre. A avaliação da parte prática incide sobre: preparação prévia dos trabalhos, participação e atitude no laboratório; qualidade do relatório e das respostas aos questionários; discussão dos trabalhos. A nota final é a média ponderada das notas teórica (65%) e prática (35%) e a aprovação implica classificação mínima de 9,0 em cada componente e de 9,5/20 na nota final.

Disciplinas Execução

2018/2019 - 1 Semestre

2017/2018 - 1 Semestre

2016/2017 - 1 Semestre