Disciplina Curricular

Química Inorgânica QIno

Licenciatura Bolonha em Química - 5_Plano 2015/16 a 2018/19

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Aquisição de conhecimentos teóricos e competências básicas laboratoriais em química inorgânica de forma a relacionar as observações e resultados experimentais com os princípios teóricos, chegando a conclusões lógicas. Introdução à Química Inorgânica dos elementos de transição d, com relevo para os conceitos básicos da ligação química, geometrias e propriedades de compostos de coordenação, incluindo química organometálica e catálise, tendo em conta os desafios do mundo actual (sustentabilidade, matérias primas e ambiente). Síntese e estudo de compostos de metais de transição utilizando diferentes metodologias experimentais e equipamentos básicos de laboratório, com ênfase no manuseamento seguro e adequado de agentes químicos e aparelhos. Desenvolver a capacidade de observação e o pensamento crítico.

Programa

Introdução à química de coordenação dos elementos de transição d: complexo, elemento central, esfera e número de coordenação, ligandos e átomos doadores. Isómeros. Afinidade de metais para ligandos. Classificação HSAB. Estabilidade termodinâmica e cinética. Efeito de quelação. Ligação química em complexos: teoria do Campo Cristalino e teoria das Orbitais Moleculares (desdobramento de orbitais d, propriedades magnéticas e espectros electrónicos de complexos). Regra dos 18 electrões. Complexos organometálicos de elementos de transição d com diferentes ligandos e coligandos. Reacções mais relevantes em Química Organometálica (substituição, adição oxidativa, eliminação-b e redutiva, migração, etc.) e sua aplicação em alguns processos catalíticos industriais. Introdução à química inorgânica do estado sólido: estruturas, ligação química e propriedades; energética de sólidos iónicos (energia de rede e ciclos de Born-Haber).

Métodos de ensino e avaliação

As aulas teóricas são dadas utilizando meios audiovisuais (datashow) acompanhadas de quadro de giz para a discussão; os alunos são encorajados a participar e a resolver exercícios sobre os diversos tópicos abordados ao longo do semestre. As aulas laboratoriais funcionam em períodos de três horas, em grupos de dois ou três alunos, havendo obrigatoriedade de responder a questionários que envolvem a interpretação e discussão de resultados de todos os trabalhos. A avaliação da parte teórica consta de um exame final. A avaliação da componente laboratorial inclui a preparação prévia dos trabalhos, a participação e atitude no laboratório, a classificação das folhas de resultados e uma ficha de avaliação individual. A nota final da disciplina é a média ponderada das notas teórica (65%) e prática (35%). A aprovação implica classificações mínimas de 9,0/20 nas duas componentes, desde que a média final seja igual ou superior a 9,5/20.

Disciplinas Execução

2018/2019 - 2 Semestre

2017/2018 - 2 Semestre

2016/2017 - 2 Semestre