Disciplina Curricular
Ambientes Sedimentares ASedi
Licenciatura Bolonha em Química - 5_Plano 2015/16 a 2018/19
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Resultados esperados: Compreender a necessidade de analisar as fácies sedimentares a diferentes escalas e saber escolher os métodos de estudo adequados aos diferentes casos. Saber reconhecer, descrever e interpretar as séries e os sistemas sedimentares. Saber reconhecer, descrever e interpretar os ambientes sedimentares, construindo modelos paleoambientais coerentes a nível local, regional ou bacinal. Compreender as principais semelhanças e diferenças entre os ambientes do Passado e os do Actual. Objectivos: Transmitir ou aprofundar os conhecimentos relativos aos diversos factores e processos que condicionam e caracterizam os ambientes deposicionais e diagenéticos. Ensinar a reconhecer e interpretar as fácies típicas dos diversos ambientes, sua variabilidade espacio-temporal e organização a diferentes escalas,definindo sistemas sedimentares. Realçar a utilidade na exploração de recursos naturais. Introduzir abordagens específicas mais avançadas (por exemplo, Ciclos Sedimentares, Evento-Sedimentologia).
Programa
Análise das características mais importantes dos principais ambientes sedimentares (processos deposicionais, fácies, modelos, sequências) - ambientes continentais, transicionais, margino-marinhos e marinhos. Dinâmica dos sistemas sedimentares. Abordagem teórica dos diversos ambientes(com exemplos); exercícios sobre correlações sedimentares e interpretação paleoambiental e análise macro/mesoscópica de amostras de mão (TP); estudo de campo e estudo prático de materiais, com análise de laboratório de amostras colhidas no campo (PL).
Métodos de ensino e avaliação
Exposição e discussão dos conceitos que constam do programa, explicação de exemplos dos diversos aspectos caracterizadores do registo sedimentar, com apoio de acetatos e de apresentações em power-point.Introduções teóricas a classificações e nomenclaturas a aplicar nas práticas; introdução ao trabalho de campo; realização e discussão de exercícios sobre correlações sedimentares e interpretação paleoambiental; observação e descrição de amostras de mão. Explicação in-situ dos afloramentos a estudar; acompanhamento periódico do trabalho dos alunos. Avaliação: relatórios/trabalhos realizados nas práticas durante o semestre: 30%; teste teórico-prático (exercícios e amostras de mão) realizado no fim do semestre ou, em alternativa, junto com o exame teórico: 20%. Exame final teórico: 50%. Obs.: a aprovação em cada componente (P, TP e T) é obrigatória para ponderação da nota e aprovação final na unidade curricular.